Ministros Extraordinários da Comunhão

Por Secretariado Diocesano da Liturgia

 

Adiados encontros de formação permanente

Atendendo à evolução atual das infeções de COVID’19 e às recomendações no sentido de evitar aglomerações, o Secretariado Diocesano decidiu cancelar os seguintes encontros de formação: Penafiel – Igreja Matriz de Bustelo: 13/02; S. Tirso – Colégio de S.ta Teresa: 15/02; Carvalhos – Auditório Claret: 16/02; Porto – Casa Diocesana de Vilar: 20/02; S. João da Madeira – Centro Paroquial: 22/02; S. Mamede de Infesta – Salão Paroquial: 23/02; Amarante – Centro Pastoral: 6/03.

O Secretariado Diocesano de Liturgia estará atento à evolução da pandemia e, se for possível, reagendará os encontros agora cancelados para datas mais oportunas. Entretanto, mantém-se o programa de outono que prevê os seguintes encontros: Porto – Casa Diocesana de Vilar: 9/10/2022, das 15h00 às 16h30; S. Mamede de Infesta – Salão Paroquial: 12/10/2022, das 21h30 às 23h00; Amarante – Centro Pastoral: 23/10/2022 das 15h00 às 16h30; Penafiel – Igreja Matriz de Bustelo: 16/10/2022, das 15h00 às 16h30; S. Tirso – Colégio de S.ta Teresa: 18/10/2022, das 21h00 às 22h30; Carvalhos – Auditório Claret: 19/10/2022, das 21h30 às 23h00; S. João da Madeira – Centro Paroquial: 25/10/2022, das 21h30 às 23h00.

Na medida do possível, manteremos o plano que já foi comunicado por circular aos párocos, reitores e capelães.

Recondução dos MECs

Em 2022 deverão ser substituídos os cartões válidos até 2022 e a recondução será até 2025. Compete aos párocos, reitores e superiores de casas religiosas decidir se é oportuno prorrogar o mandato de cada um dos MECs ao serviço das respetivas comunidades por mais um triénio. Para tal, deverão submeter ao Senhor Bispo, mediante este Secretariado Diocesano, requerimento segundo o modelo impresso, disponível na Cúria Diocesana ou no Secretariado Diocesano de Liturgia. Cada impresso permite reconduzir até 4 MECs.

O cartão de identidade é novo. Para a sua emissão, requer-se a indicação do número de ministro e 5 € para despesas de emissão e expediente. Importante: muitas das fotos que constam do Arquivo do S.D.L. estão desatualizadas e já mal permitem reconhecer as pessoas, pelo que os requerimentos devem ser acompanhados por fotografias recentes dos MECs a reconduzir.

Atendendo às dificuldades provocadas pela pandemia, o prazo para fazer chegar ao Secretariado Diocesano de Liturgia os requerimentos de recondução prolonga-se até 31 de março.

Novos MECs

Os requerimentos com a proposta de novos MECs, segundo o modelo impresso, disponível na Cúria Diocesana ou no Secretariado Diocesano de Liturgia, devem ser enviados ao Secretariado Diocesano de Liturgia até 15 de Maio. Os requerimentos deverão incluir certidão autêntica de Baptismo e de Confirmação dos candidatos (podendo, para o efeito, utilizar -se o espaço previsto para tal no modelo aprovado) e declaração do candidato devidamente preenchida e assinada.

O breve curso de preparação, de participação obrigatória, está agendado para os dias 28 de Maio, das 9:30 h às 12:30 h e das 14:30 h às 17:30 h e 11 de junho, das 9:30 h às 12:30 h, na Casa Diocesana – Seminário de Vilar. No caso de aprovação da candidatura, os futuros MECs deverão participar numa recoleção espiritual no dia 1 de Outubro, na Casa Diocesana – Seminário de Vilar, das 9:30 h às 12:30 h. A celebração da investidura está prevista para 2 de Outubro de 2022.