
Paróquias, grupos e movimentos eclesiais estão neste início de ano a desenvolver encontros sinodais. Um movimento que procura dar resposta ao desafio do Papa Francisco com o Sínodo dos bispos de 2023 que teve início em outubro de 2021 e que se encontra em desenvolvimento nas dioceses do mundo.
Na diocese do Porto destaque para a Vigararia de Lousada que promoveu no mês de dezembro uma reunião em ritmo sinodal entre as paróquias de Meinedo, Lodares e Caíde de Rei. Nessa reunião estiveram presentes representantes dos conselhos pastorais paroquiais destas três comunidades paroquiais.
Segundo nota enviada para Voz Portucalense nesta reunião os participantes foram convidados a constituírem “grupo paroquiais para pensarem em conjunto na melhor estratégia a adotar para motivar os vários grupos paroquiais das suas paróquias”. Também sublinhada a preocupação de que serem feitos contactos com pessoas “não pertencentes a grupos paroquiais” e mesmo “não pertencentes à comunidade paroquial ainda que nela resida” – refere a nota.
Foi proposto que seja eleita em cada paróquia “uma pessoa de ligação” para o desenvolvimento do processo sinodal.
A Secretaria Geral do Sínodo dos bispos aconselha em apêndice publicado no Vademecum, que “as reuniões de consulta sinodal podem ser organizadas entre vários grupos de uma paróquia ou reunindo diversas pessoas de várias paróquias. Outros órgãos diocesanos ou organizações religiosas e laicais podem também colaborar para a realização de reuniões de consulta.
Recordemos que o Papa Francisco na homilia da Missa que inaugurou o Sínodo a 10 de outubro de 2021 no Vaticano, sublinhou a necessidade da “reserva dum tempo para encontrar o Senhor e favorecer o encontro entre nós”.
“Também nós, que iniciamos este caminho, somos chamados a tornar-nos peritos na arte do encontro; peritos, não na organização de eventos ou na proposta duma reflexão teórica sobre os problemas, mas, antes de mais nada, na reserva dum tempo para encontrar o Senhor e favorecer o encontro entre nós” – declarou o Santo Padre.
RS