D. Vitorino Soares preside ao Sacramento da Confirmação na paróquia do Candal

No passado domingo, dia 19 de dezembro, em pleno tempo de Advento, o Senhor Bispo Auxiliar do Porto Dom Vitorino Soares presidiu ao Sacramento da Confirmação na paróquia do Senhor da Vera Cruz do Candal.

Foram 45 os candidatos ao Crisma apresentados pelo Pe António Barbosa, pároco do Candal e de Santa Marinha, ao Senhor Bispo: 5 crismandos da Paróquia de Santa Marinha e 40 da Paróquia do Candal, dos quais 4 eram adultos.

Os jovens das duas paróquias fazem parte dos grupos de catequese que fizeram o 10º ano de catequese em 2019/2020 e 2020/2021 e os 4 adultos da Catequese com Adultos da paróquia do Candal, por sinal, dois casais, pais e padrinhos de uma das jovens.

Foi um dia muito ansiado, pois devido aos tempos vividos nos últimos dois anos, os jovens viviam na incerteza de quando este momento iria ser possível!

A celebração iniciou-se às 11h mas antes o Senhor Bispo quis conversar com os jovens e adultos ajudando-os a compreender melhor a responsabilidade de quem recebe o sacramento da confirmação.

Na homilia o Senhor Dom Vitorino salientou a relação que Maria, figura do Evangelho do IV Domingo do Advento, tem com aquele que recebe o Santo Crisma. Assim como Maria, também aquele que está imbuído do Espírito Santo, deve correr apressadamente a ajudar o outro.

No final, o Senhor Bispo quis deixar três ideias aos jovens: 1º, que este dia não fosse uma despedida, mas que continuassem a ser membros ativos da Igreja, nomeadamente nas paróquias do Candal e Santa Marinha; 2º, uma palavra para os rapazes, fazendo-os pensar e refletir se o nome deles não será um dos “nomes” chamados ao sacerdócio; e por último, mostrando a cruz que trazia ao peito, pediu que se envolvessem, como jovens comprometidos, nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Foi uma celebração serena, repleta de significado e de muita alegria.

(inf: paróquia do Senhor da Vera Cruz do Candal)