Uma memória de Santa Rita de Cássia

Foto: Rui Saraiva

A Reitoria do Santuário de Santa Rita, em Ermesinde (Quinta da Formiga), acaba de proporcionar um volume, com texto de Eugénio Mendes Pinto e ilustração de Bolota, sobre a personalidade de Santa Rita.

Com a intenção de aproximar as crianças e jovens da figura e da mensagem de Santa Rita, apresenta uma introdução por D. Manuel Linda, Bispo do Porto e um “conselho” pelo Reitor do santuário, Joaquim Samuel Ribeiro Guedes: “Lê e sente no teu coração essa paz que Santa Rita nos deixa”.

A narrativa regista as várias dimensões da vida de Rita (nome significando pérola): a de donzela, de esposa, de mãe, confrontada com a morte do marido e dos filhos, e finalmente a de religiosa, que teve dificuldade em ser aceite no convento. Os símbolos das abelhas e das rosas, que traduzem duas dimensões da sua personalidade, a beleza e a doçura, são explicitados na narrativa, bem como a sua bondade e dedicação, e o ferimento na sua fronte que a acompanhou até ao fim da vida, e a urna do seu corpo incorrupto.

As diferentes dimensões da sua santidade fez com que a devoção dos fiéis a tornasse advogada dos impossíveis, e sobretudo exemplo de vida cristã e de dedicação e humildade que conduz à oração, ao perdão, à simplicidade no caminho da vida cristã, modelo e estímulo para a juventude de hoje.

CF