De janeiro a abril de 2022 as 18 paróquias da Vigararia da Maia são convidadas a dar testemunho da sua fé. A 19 de janeiro o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, dá o pontapé de saída em Tertúlia Missionária
A Vigararia da Maia vai realizar durante o ano de 2022 uma Missão de Evangelização entre os meses de janeiro e abril. Partindo da iniciativa do Secretariado Diocesano das Missões juntamente com a Animação Missionária Ad Gentes (ANIMAG), que depois de ter realizado Semanas Missionárias nas Vigararias de Felgueiras, Vale de Cambra, Arouca e Baião, promove agora na Vigararia da Maia, um tempo de Missão.
A apresentação da Missão Maia 2022 decorreu no sábado dia 11 dezembro no Auditório da Igreja de Nossa Senhora da Maia na presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, Dra. Emília Santos e do bispo do Porto, D. Manuel Linda.
A vereadora com o pelouro da saúde e do desenvolvimento social na Câmara Municipal da Maia recordou na sua intervenção os tempos mais difíceis da pandemia de covid-19 sublinhando a grande “generosidade e solidariedade” dos maiatos. Salientou o “envolvimento com a comunidade” revelado pela população do município em tempo de grande sofrimento. Assinalou ter sido possível “resgatar a felicidade” no rosto das pessoas referiu a importância de trabalhar em rede através de parcerias nas causas sociais.
Por sua vez, o bispo do Porto assumiu ser a Missão Maia 2022 uma missão diocesana. Revelou o seu contentamento por esta iniciativa e lembrou que da diocese do Porto partiram sempre na sua história muitos missionários. Da atualidade referiu os missionários jovens que dedicam as suas férias à missão. Acentuou a ideia de que missão é testemunho e afirmou que “a partir da Maia será mais viva e intensa a chama da fé na diocese”. Recordemos que a “Chama da Fé” já está a percorrer as 18 paróquias desta vigararia como forma de preparar a Missão Maia 2022.
Nesta conferência de imprensa interveio a missionária Isabel Sousa que assinalou a “urgência da missão na Igreja”, em particular, nas comunidades locais. Frisou que esta Missão na Maia é também um caminho de sinodalidade neste momento em que o Sínodo iniciado pelo Papa Francisco em outubro passado se encontra em dinâmica de encontro nas dioceses de todo o mundo.
Entretanto, sobre a programação da Missão falou o padre Domingos Areais, que referiu a importância das Semanas Missionárias que vão decorrer de 28 de fevereiro e 10 de abril. “Um grande desafio para as 18 paróquias” – afirmou, sublinhando ser esta uma grande oportunidade para chegar às pessoas. “Sem proselitismos”, mas com proximidade – frisou.
A Eucaristia de encerramento da Missão Maia 2022 será no dia 24 de abril e no próximo dia 19 de janeiro será dado o pontapé de saída, através de uma Tertúlia Missionária na Maia com o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos e Isabel Figueiredo, diretora da Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
De referir que esta Missão Maia 2022 foi preparada durante o tempo de pandemia através do levantamento da situação sócio-pastoral da Vigararia da Maia a partir do clero, da catequese, dos jovens, da família e dos vicentinos. Um relatório com o título “Os desafios pastorais da pandemia”. A partir deste documento de trabalho, foi criada uma Equipa de Coordenadores com representantes de cada uma das 18 paróquias da Maia.
A Missão Maia 2022 assume o lema da diocese neste ano pastoral “Levanta-te! Juntos por um Caminho Novo” e já tem hino e logotipo.
Na conferência de imprensa foi Pedro Salbani quem apresentou o logotipo, assinalando a importância da presença dos elementos figurativos da cruz, do coração e de Maria, desde o anúncio do anjo Gabriel ao calvário de Jesus. Também relevante a presença da imagem de um pequeno feto que significa a vida que nasce e se renova.
O hino da Missão Maia 2022 com letra de Fernanda Sousa e música de André Rodrigues foi executado pelo Coro CatCorum da paróquia de Vermoim nesta conferência de apresentação.
RS