Vigararia de Paredes celebra a memória do Padre Marinho e do Padre João de Deus

No feriado de 1 de dezembro reuniu-se o Povo de Deus com o seu bispo, Dom Manuel Linda, com a presença de todo o clero vicarial e alguns sacerdotes amigos, na Igreja Matriz de Castelões de Cepeda, para recordar a memória dos sacerdotes recentemente falecidos, Padre Marinho Santos e Padre João de Deus Costa Jorge, os quais deram grande parte das suas vidas a esta Vigararia de Paredes. Contou-se ainda com a presença dos representantes da comunidade e instituições locais, que atravessaram a vida dos sacerdotes recordados. Presentes estiveram também os familiares dos homenageados, bem como o pároco e diácono da Paróquia de Anta, Espinho, terra que viu partir para o Pai o Padre João de Deus.

A Celebração eucarística iniciou-se com um grande número de fiéis e com a saudação do pároco de Castelões de Cepeda, Padre Rafael, a que se seguiu a manifestação de contentamento do nosso Bispo em poder estar presente nesta homenagem sentida aos sacerdotes falecidos.

Na sua homilia, Dom Manuel Linda, inspirado pela Palavra de Deus escutada, destacou o papel de Mediadores que assumem os sacerdotes com as suas fragilidades, conseguindo ser instrumentos de salvação do Povo de Deus. Pediu a todos os presentes que agradecessem a Deus os sacerdotes e que o Pai do Céu continuasse a despertar vocações sacerdotais para o tempo atual.

No final da celebração o Vigário da Vara, Padre Pedro Silva, introduziu a homenagem aos senhores padres falecidos. Em seguida, foi feita a leitura de um esboço biográfico do Padre Marinho pelo Padre Armando Neto de Bitarães e, no mesmo sentido, do Padre João de Deus, feito pelo Padre Álvaro da Comunidade Dehoniana da Betânia.

O Padre Marinho Dias dos Santos nasceu em Grandra, Paredes, em 1929 e foi ordenado sacerdote em 1956, em Carcavelos, pela Congregação do Espírito Santo. Depois de missionário em Angola, incardinou na Diocese do Porto em 1977. Durante a sua fecunda vida presbiteral foi pároco de Paredes de Viadores, Mesquinhata, Manhuncelos, Duas Igrejas e Cristelo, assumindo funções de Vigário da Vara, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Paredes e de professor de Português. Foi testemunhado que a sua relação humana muito contribuiu na construção da comunhão entre os padres na Vigararia de Paredes. Depois de dispensado da paroquialidade, colaborou nas paróquias da Madalena e Castelões de Cepeda, mostrando-se sempre disponível e acolhedor. Faleceu em janeiro de 2021.

O Padre João de Deus Costa Jorge nasceu em Olo, Amarante, em 1958. Entrou para o Seminário Missionário Padre Dehon aos 12 anos de idade. Terminada a Licenciatura em Teologia em 1986, segue no mesmo ano para Roma onde inicia um segundo ciclo de estudos superiores em Psicologia, na Pontifícia Universidade Salesiana. É ordenado sacerdote em 1987, dedicando-se à pastoral juvenil e vocacional, sendo uma referência no apoio psicopedagógico aos vários planos formativos na Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus. A partir de 1992 inicia a sua atividade docente na Universidade Católica Portuguesa que, gradualmente, foi conciliando com a atividade pastoral paroquial, destacando-se a sua presença na comunidade paroquial de Sobrosa, Paredes, Diocese do Porto, desde 1996 até 2013. Seguiu-se a nomeação para as paróquias de Guetim e de Anta, ambas pertencentes à Vigararia de Espinho-Ovar, serviço que desempenhou mesmo quando em 2020 lhe foi diagnosticado um quadro oncológico severo. Diagnosticado com COVID-19, agravou-se consideravelmente o seu estado de saúde, tendo falecido em março de 2021.

A Celebração terminou com a entrega pelo Senhor Bispo de uma coroa de flores aos familiares dos sacerdotes recordados, para ser colocada junto dos locais onde repousam em paz.

Foi bom estarmos juntos nesta recordação da vida do Padre Marinho e do Padre João de Deus e foi muito bom termos feito comunhão entre todos, dando Graças a Deus pelas vidas destes sacerdotes ao serviço da Mediação divina.

(inf: Vigararia de Paredes)