Ricardo Araújo Pereira esteve no Seminário Maior do Porto

Foto: alunos e formadores do Seminário Maior do Porto quando receberam a visita do humorista Ricardo Araújo Pereira (dezembro 2021)

O humorista conversou com os alunos no Dia Cultural do Seminário Maior do Porto. Durante a manhã e de tarde o jornalista Germano Silva propôs um percurso de explicação histórica entre Catedral e a Ribeira. VP publica um texto do seminarista Rúben Cunha, aluno do 3º ano.

Na primeira semana do Advento e aproveitando o facto de haver um feriado a meio da semana, o Seminário Maior da Nossa Senhora da Conceição do Porto realizou um conjunto de atividades onde seminaristas e equipa formadora puderam quebrar a rotina a que todos acabamos por ser votados no dia-a-dia, bem como foi uma oportunidade de estreitar laços, de enriquecimento cultural e até de um pouco de atividade física. Foi no dia 1 de dezembro.

A proposta partiu da Equipa de Cultura desta instituição e, prontamente, foi bem acolhida por toda a comunidade. O programa iniciou com uma ida ao teatro. Na noite da véspera do feriado caminhámos para o Teatro Sá da Bandeira, uma sala de espetáculos do século XIX e a mais antiga da cidade do Porto, para ver “Um português e um brasileiro entram num bar…” onde Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier encetam uma conversa muito bem-humorada a tirar gargalhadas constantes da plateia. Foi, inclusivamente, neste «pingue-pongue humorístico», como os dois humoristas escreveram na apresentação da peça, que a certa altura o Ricardo denunciou a presença do Seminário na sala.

E a deixa para tal denúncia foi o facto de ter sido convidado para ir ao Seminário ao final da manhã do feriado. O Ricardo Araújo Pereira foi recebido no Seminário com boa disposição e com curiosidade para saber a sua opinião sobre o que esperar de um padre nos dias de hoje na área da cultura e na sociedade em geral. A conversa, moderada pelo Pe. Sérgio Leal, decorreu em ambiente descontraído no auditório da biblioteca. Durante cerca de duas horas, falou-nos da sua educação por escolas católicas, da sua experiência na e com a Igreja, bem como ainda nos tentou responder à nossa curiosidade acerca do seu pensamento e perspetiva.

A seguir ao almoço, fomos caminhar num percurso guiado por Germano Silva, um grande conhecedor da história da cidade do Porto. O objetivo era ir à descoberta da cidade num percurso entre a Catedral e a Ribeira, passando por ruelas bem antigas ao mesmo tempo que se fazia um exercício de imaginação de como no passado teriam sido estes locais, onde nos foi sendo dado a conhecer um pouco mais sobre esta zona, permitindo a observação atenta em locais pelos quais tantas vezes passamos, não lhes dando atenção nem o devido valor histórico-cultural.

Foi sem dúvida, um dia e uma noite passados de uma forma singular, em que para além do convívio, pudemos contactar com outras formas de linguagem presentes num mundo onde temos de estar inseridos para cumprir a missão que nos é confiada.