Bispo do Porto: S. José é “modelo para a Igreja no mundo atual”

“Vela, protege, aproxima. Como a nossa Igreja tem de fazer cada vez mais” – disse D. Manuel Linda na Igreja das Taipas no Porto no encerramento do Ano de S. José

O bispo do Porto presidiu a uma Missa na Igreja de S. José das Taipas na cidade do Porto, no sábado dia 4 de dezembro, assinalando o encerramento do Ano dedicado a S. José.

Na sua homilia afirmou que este foi um tempo que permitiu uma “tomada de consciência sobre o lugar deste Patriarca na história da salvação” – disse D. Manuel Linda lembrando as razões pelas quais o Papa Francisco quis apresentar S. José como “um modelo para a Igreja no mundo atual”.

Desde logo, porque S. José é alguém que “não intervém autoritariamente, mas sempre e só com amabilidade e sentido de ajuda”. “Por isso, vela, protege, aproxima. Como a nossa Igreja tem de fazer cada vez mais” – frisou D. Manuel Linda.

Também a sua “espiritualidade de abertura ao divino mediante as tarefas do quotidiano” é uma das características de S. José exercitando na vida “o cumprimento das obrigações diárias, no amor e pelo amor ao Filho de Deus”.

O bispo do Porto referiu ainda a “solicitude para com todas as necessidades” como uma outra dimensão essencial do testemunho e da vida de S. José.

Dando destaque ao trabalho da Irmandade das Almas de S. José das Taipas, D. Manuel Linda assinalou as “duas excelentes iniciativas” que decorreram neste Ano de S. José organizadas por aquela instituição: as catequeses com transmissão vídeo e “a celebração com as organizações do mundo do trabalho e representantes da sociedade civil, no Dia Mundial do Trabalhador”.

Na conclusão da sua homilia D. Manuel Linda afirmou que S. José é o exemplo da comunhão de vida amorosa com o mistério de Deus, ali presente em Jesus Cristo, a quem pôde chamar filho, e com a Virgem Santa Maria, imagem da Igreja, sua verdadeira esposa”.

RS