
D. Manuel Linda preside à Solenidade da Imaculada Conceição no Santuário do Monte da Virgem. Colocará flores junto Monumento à Imaculada, seguindo o gesto carinhoso que o Papa faz todos os anos neste dia em Roma.
No próximo dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, D. Manuel Linda, presidirá, pelas 11 horas a uma Eucaristia no Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada.
No final da Eucaristia ocasião o bispo do Porto colocará flores junto do Monumento à Imaculada no exterior do Santuário, seguindo o gesto carinhoso que o Papa faz todos os anos neste dia em Roma junto da imagem da Imaculada na Praça de Espanha.
A Confraria do Monte da Virgem Imaculada e a reitoria do Santuário Diocesano promovem a celebração da padroeira do Monte da Virgem. E na preparação da festividade terá lugar a Novena da Imaculada, entre 29 de novembro e 7 de dezembro, todos os dias pelas 11 horas com recitação do terço e celebração da eucaristia.
Em nota enviada à redação da VP a reitoria do Santuário do Monte da Virgem assinala a intenção de “ser, cada vez mais, expressão diocesana do afeto e da fé que a diocese do Porto tem por Maria Imaculada”.
Sendo a cidade do Porto a “cidade da Virgem”, e a devoção e espiritualidade dos crentes profundamente mariana, o Monte da Virgem quer ser “a casa da Mãe na diocese da Virgem”.
Ainda no passado dia 20 de novembro, durante o Dia Diocesano da Juventude que reuniu no Monte da Virgem cerca de três mil jovens, o bispo do Porto acentuou esta intenção de aprofundar a devoção mariana naquele Santuário. D. Manuel Linda revelou na homilia da Missa ali celebrada o seu desejo de que o Santuário Diocesano do Monte da Virgem possa vir a ser “o maior pulmão espiritual da diocese do Porto”.
O Santuário do Monte da Virgem surgiu da grande devoção dos diocesanos do Porto à Imaculada Conceição. Assim, em 1905, D. António Barroso presidiu à primeira peregrinação e benzeu a primeira pedra do Monumento à Imaculada. O Monumento foi inaugurado a 22 de agosto de 1937 e o Monte da Virgem tem sido lugar de inúmeras peregrinações diocesanas.
RS