D. Manuel Linda com Missão País: “quando a juventude arrefece, a Igreja congela”

Todos os anos a Missão País organiza um dia de formação, no qual se encontram todos os chefes das diferentes missões. Este ano, dado o elevado crescimento da Missão País e a situação pandémica que ainda vivemos, a formação foi dividida em dois polos (um em Lisboa e outro no Porto).

O Bispo do Porto foi desafiado para dirigir algumas palavras aos participantes sobre a importância dos jovens na missão da Igreja. Começou por realçar que “precisará mais a Igreja de ouvir e copiar algumas atitudes dos jovens”, pois “quando a juventude arrefece, a Igreja congela”.

Nesta escuta e para revitalizar esta união, D. Manuel Linda destacou alguns pontos a aprender dos jovens:

  1. Uma Igreja que recupera a alegria contagiante da fé;
  2. Uma Igreja mais missionária;
  3. Associação entre o chamamento à santidade e discernimento vocacional, passagem da vida autorreferencial (o conduzir-se somente pelos seus interesses próprios) ao empenho (conduzir-se pelo bem que há que fazer ao outro);
  4. Os jovens são inclusivos (sabem agregar origens, culturas, mentalidades);
  5. Tal como os jovens, a Igreja tem de se caraterizar pela festa, valorizando mais a alegria, a plenitude, a felicidade.

O bispo do Porto concluiu deixando uma interpelação aos jovens missionários, inspirada numa expressão que o Papa Bento XVI aplicou às Jornadas Mundiais da Juventude: sejam “Medicamento contra o cansaço da fé”.