Dia Diocesano da Juventude: bispo do Porto convida jovens a peregrinarem ao Monte da Virgem (c/vídeo)

A iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude leva os jovens da Sé do Porto até ao Santuário do Monte da Virgem. Em mensagem vídeo, D. Manuel Linda convida os jovens e diz-lhes para trazerem amigos. Será no sábado dia 20 novembro.

Através de mensagem vídeo o bispo do Porto convida os jovens da diocese do Porto a colocarem-se a caminho rumo a uma “felicidade indescritível”. Um convite para o Dia Diocesano da Juventude que se celebra no domingo dia 21 de novembro e que na diocese do Porto terá o seu ponto alto numa peregrinação da Sé do Porto ao Santuário do Monte da Virgem em Vila Nova de Gaia no sábado 20 de novembro. Uma atividade que terá início no Terreiro da Sé.

O acolhimento será pelas 8.30h seguindo-se a caminhada, atravessando a ponte Luís I para Vila Nova de Gaia e peregrinando até ao Santuário. Pelas 12 horas haverá Missa presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Após o almoço tempo reservado para testemunhos e um concerto de encerramento.

Na sua mensagem vídeo D. Manuel Linda diz que “há situações na vida em que levantarmo-nos e irmos redunda para nós numa felicidade indescritível. Pensemos num reencontro com a família, alguém que vem de longe, um encontro com um amigo, o levantar-se e avançar para restabelecer uma relação ferida, por vezes, pelo desânimo”.

“Foi assim que fez Nossa Senhora levantou-se e partiu” – lembra o bispo do Porto sublinhando que Maria parte “com entusiasmo porque ia ao encontro da vida gerada no seio de Isabel”.

“É assim que vos convido a partir para as Jornadas Mundiais da Juventude celebrando o próximo encontro diocesano de jovens Curiosamente também partindo. Da Sé até ao Monte da Virgem onde vamos fazer em situação inversa aquilo que fez Maria. Se Maria partiu agora somos nós que partimos ao encontro dela” – declara D. Manuel Linda.

O bispo do Porto pede aos jovens que tragam amigos alertando que “aquele que fica eternamente enterrado no sofá não é jovem”. “O jovem é o que se dispõe a novas aventuras” – afirma.

“Partimos e encontremo-nos todos uns com os outros e com a figura de Nossa Senhora” – diz D. Manuel Linda no final da mensagem vídeo.

Desde 2020 que a celebração do Dia ou Jornada Mundial da Juventude a nível diocesano tem lugar na Solenidade de Cristo- Rei.

RS