COP26. Guterres: “Passo importante, mas não o suficiente”

Foto: Paulo Novais / Lusa

Documento final reflete “interesses, contradições e momento da vontade política do mundo hoje”, afirma secretário-geral da ONU; Índia e China pedem ajuste do texto, documentando “redução” em vez de “abandono” do uso de carvão; evento de duas semanas trouxe outras conquistas como compromissos na redução de desmatamento e emissões de gases de efeito estufa.

Após se estender por mais um dia, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP26, com a participação de cerca de 200 países, chegou a um acordo final no dia 13 de novembro.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o conteúdo reflete os “interesses, contradições e momento da vontade política do mundo hoje”.

O chefe das Nações Unidas destacou que o acordo é um passo importante, porém não será suficiente. Ele reafirmou a necessidade de acelerar as ações climáticas para manter viva a meta de limitar o aquecimento global em até 1.5 graus Celsius.

Em vídeo enviado para o fecho do evento que aconteceu em Glasgow, na Escócia, durante as duas últimas semanas, Guterres adicionou que é o momento de entrarmos em “ritmo de emergência”, eliminando os subsídios para todos os combustíveis fósseis.

(inf: ONU News)