
Acaba de ser sair o fascículo 56 do boletim da diocese do Porto «Igreja Portucalense», referente ao período de maio a agosto de 2021, reunindo em 262 páginas um conjunto de textos distribuídos pelas secções habituais.
Em «Da Sede de Pedro», a revista apresenta a crónica da Santa Sé referente ao período do fascículo, da autoria de José M. Pacheco Gonçalves, sob o título «Transformar a maneira de habitar o mundo, aceitar a crise, viver no presente», que destaca sobretudo a publicação das duas cartas apostólicas relativas respetivamente à criação do ministério do catequista e ao uso da liturgia romana anterior à reforma conciliar. A crónica é acompanhada por cinco textos pontifícios que a ilustram. Às referidas cartas apostólicas e à carta aos bispos que explicita a segunda, juntam-se a carta ao cardeal Marx ao propósito do seu pedido de demissão e o discurso aos diáconos permanentes da diocese de Roma.
Em «Atos Episcopais, reúnem-se cinco homilias, 13 mensagens breves e nove outras intervenções de D. Manuel Linda. Destacam-se a homilia das ordenações presbiterais de julho, uma comunicação aos teólogos moralistas ibéricos e algumas intervenções alusivas ao andamento pastoral da diocese.
O boletim diocesano acompanha também a atividade das instâncias diocesanas de corresponsabilidade, nomeadamente as sessões do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano, que refletiram respetivamente sobre a pastoral socio-caritativa, bem como sobre a avaliação o ano pastoral passado e a programação do presente.
Uma secção autónoma é dedicada neste fascículo à publicação do Plano Diocesano de Pastoral 2021/2022, subordinado ao tema «Levanta-te: Juntos por um caminho novo».
Em «Secretariados», a revista dá à estampa um texto Secretariado Diocesano da Educação Cristã, com o título «Revista “A Mensagem”: doação ao Seminário Maior», que dá conta da doação da coleção da referida revista feita por Mons. José Pereira Soares Jorge ao Seminário.
Na secção «Estudos», a revista oferece três artigos produzidos no âmbito das iniciativas de formação do Centro de Cultura Católica: Tiago Azevedo Ramalho publica um ensaio sobre a revelação a partir da obra «Eu e Tu» de Martin Buber; João da Silva Peixoto aborda litúrgica e mistagogicamente a celebração do Batismo; José Nuno Ferreira da Silva detém-se sobre a urgência de uma pastoral da fragilidade e do cuidado.
Em «Figuras e factos», José da Rocha Ramos apresenta o perfil do P. Américo enquanto «romeiro orante», num texto que fixa a alocução que proferiu no Seminário de Coimbra, por ocasião do 65º aniversario do falecimento do fundador da Obra da Rua.
Em «Livros», publica-se o texto de José Carlos Carvalho de apresentação do livro de Domingos Areais intitulado «Páscoa de Jesus Partogénese da nova Humanidade», assim como a recensão de Bruno Aguiar ao livro «Templários em Portugal» de Paula Pinto Costa.
A revista encerra-se com «Registos – Cúria Diocesana», evocando o falecimento de um diácono permanente e reunindo os decretos e nomeações relativos ao período do fascículo.
A assinatura anual, que integra três fascículos, pode ser realizada, pelo valor de 35 €, para o seguinte endereço: Igreja Portucalense | Casa Episcopal | Terreiro da Sé | 4050-573 Porto I Tel. 22 339 23 30 | Fax 22 339 23 48 I igrejaportucalense@diocese-porto.pt.
O fascículo avulso tem um custo de 12,50 €.
(inf: Igreja Portucalense)