CCC: sinodalidade e conversão pastoral (9 nov)

A 9 de novembro, às 21 horas, tem lugar a 2ª sessão do ciclo «Levanta-te: Juntos por um caminho novo», em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2021/2022.

Esta sessão consta da conferência «A sinodalidade como estilo para uma permanente conversão pastoral», proferida pelo P. Sérgio Leal, que tem vindo a trabalhar cientificamente o tema no âmbito do seu percurso académico. Trata-se tema muito oportuno no atual contexto eclesial, atendendo à recente abertura da fase diocesana do Sínodo convocado pelo papa Francisco e em plena correspondência ao Plano Diocesano de Pastoral, que refere entre os seus objetivos pastorais: «Corresponder ao desafio do processo sinodal, implementando uma mais ampla cultura da escuta e diálogo dentro da Igreja e entre a Igreja e o mundo, para um discernimento capaz de corresponder aos desafios deste tempo, na corresponsabilidade de todos os fiéis na missão, com o necessário protagonismo dos leigos».

A conferência realizar-se-á por meios telemáticos. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt. Em tempo próximo da sessão, ser-lhes-ão enviadas as coordenadas de acesso à sessão Zoom. Àqueles que manifestaram interesse na sessão anterior, enviaremos as coordenadas sem que seja necessário pedi-las novamente.

O ciclo continua nos meses seguintes a abordar as seguintes temáticas:

14 de dezembro – «Catecumenado: Uma experiência concreta» (P. José M. Pacheco Gonçalves; Manuel António Ribeiro);

4 de janeiro – «A Eucaristia faz a Igreja» (Cón. João da Silva Peixoto);

1 de fevereiro – «A catequese em chave evangelizadora e catecumenal» (Maria Isabel Oliveira);

10 de maio – «Transmitir e receber a fé em família» (Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar);

7 de junho – «A “nova fantasia da caridade” na comunidade cristã» (P. Manuel Fernando Silva).

Agradece-se a divulgação do ciclo para que segue em anexo um cartaz.

(inf: CCC)