Semana dos Seminários: “Porque não ser padre?”

Nesta Semana de Oração pelos Seminários ganha destaque esta questão lançada por um vídeo promocional do Seminário Maior do Porto com cinco testemunhos de seminaristas. Disponível no Youtube da diocese. Mais uma produção do Gabinete de Comunicação da diocese do Porto.

Decorre de 31 de outubro a 7 de novembro a Semana de Oração pelos Seminários. O Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto lançou nesta ocasião um vídeo promocional com o testemunho de 5 seminaristas. Uma produção do Gabinete de Comunicação da diocese do Porto.

“Casa, experiência e conhecimento” são as palavras escolhidas por David Azevedo, aluno do 5º ano, para descrever a vida no Seminário. Este seminarista de 33 anos revela que o Seminário é para ele a sua “segunda casa”, o “lugar onde posso aproximar-me de Deus” – afirma.

“Deus, família e serviço” são as palavras escolhidas por Emanuel Mata, aluno do 4º ano. “O Seminário é a casa que me está a formar e preparar para poder ser padre, através de uma experiência comunitária que me faz crescer a nível espiritual, humano e académico” – declara este jovem de 22 anos.

Adão Vicente tem 27 anos, é aluno do 3º ano e sublinha que o Seminário é um “espaço de encontro com Deus”, um espaço para “orar e meditar” e “dar um sim de forma concreta” para “entregar-se a Deus. Escolhe as palavras “família, entrega e meditação” para caracterizar a sua vivência de Seminário.

Por sua vez, Emanuel Cerqueira de 19 anos apresenta as palavras “Deus, disponibilidade e entrega” como aquelas que marcam a sua caminhada em Seminário. “É bom saber que não fazemos este caminho sozinhos” – revela o jovem seminarista do 2º ano salientando ainda o “espírito de comunidade” que se vive no Seminário Maior do Porto.

“Chama, convida e envia” são as palavras que Lucas Saueia, sente como aquelas que Deus coloca no seu caminho de seminarista. Tem 23 anos, é de nacionalidade brasileira, frequenta o 1º ano e, tal como outros colegas seus, é da diocese de Coimbra, mas estuda no Porto ao abrigo de uma colaboração entre dioceses. Recorda um vídeo que viu com uma pergunta que lhe ficou na cabeça: “Porque não ser padre?”

A Semana de Oração pelos Seminários neste ano de 2021 tem como tema uma passagem do Evangelho de S. Marcos “Para estarem com Ele e para os enviar a proclamar”.

RS