JMJ 2023: Vigararia Gaia Sul junta-se a celebrar dia 23

O Comité Organizador Vicarial Gaia – Sul aceitou o desafio do SDPJ Porto para comemorar o dia 23 de outubro com a comunidade da vigararia.

As paróquias desafiaram a comunidade a realizar uma caminhada como peregrinos, para o início da primeira iniciativa de preparação da JMJ Lisboa 2023.

O objetivo do percurso tinha por base a construção de comunidade, a procura do próximo, a união e a descoberta do grande encontro JMJ. Foram mais de mil pessoas que se juntaram para dizer SIM ao início do caminho para a JMJ Lisboa 2023.

O ponto de partida começou com a leitura de um texto introdutório sobre o significado de sermos peregrino e a importância de caminhar: sair da zona de conforto. Dar o passo em frente.

“Sair é deixar para trás e fechar a porta ao sair, sem sequer saber se regressarás ou sabendo que quando regresses já não serás o mesmo. Por isso, sair é esquecer-se do passado, das próprias raízes, e colocar o olhar no horizonte do futuro.” E foi a partir deste texto que se deu início à caminhada. Saíram peregrinos com o cajado na mão.

Conhecer o próximo foi também um dos objetivos desta iniciativa. A dinâmica era simples: ir ao encontro de uma pessoa da comunidade que não conhecesse e conversar, conhecer e dar-se a conhecer. O cajado, símbolo de peregrino, ficou repleto de fitas com os nomes de todos os participantes. Cabia a cada um escrever o nome da pessoa que acabara de conhecer neste percurso.

Só assim se constrói comunidade. Juntos fizeram caminho até ao
ponto de chegada. Independentemente da velocidade e do caminho, a meta era só uma e uma meta em conjunto.

Chegados à meta, o próximo passo foi entender o conceito da Jornada Mundial da Juventude e descobrir o lema deste ano. Um passo para se iniciar o trabalho a ser desenvolvido em comunidade. A Jornada Mundial da Juventude não é só para os que vêm, mas para os que estão, os que fazem comunidade paroquial.

O primeiro vídeo a ser apresentado foi o vídeo resumo de apresentação da jornada do Panamá para a de Lisboa.

O Sim de Maria foi o centro de toda a dinâmica. Tornar Maria o exemplo para ser seguida por cada um. Tendo dito que sim, foi apresentado um vídeo no qual muitos outros disseram que sim à JMJ 2019 Panamá.

Muitos portugueses aventuraram-se e saíram do seu conforto
para vivenciar em primeira mão a JMJ.

Não podia faltar nesta iniciativa o foco JMJ 2023 Lisboa: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” com a leitura do texto bíblico de Lucas, o lema e o hino foram apresentados à comunidade. A Jornada está cada vez mais a aproximar-se.

Para terminar, foi lançado um desafio aos participantes, que escrevessem num post it uma frase ou palavras, dando resposta à seguinte pergunta “O que queres dar e receber neste JMJ Lisboa 2023?”.

O cenário encheu-se de variadas respostas, experiências e partilhas.
Amor, Fé, União e Caminho foram algumas das palavras mais partilhadas pelas diferentes paróquias.

Apesar das realidades diferentes, pessoas diferentes e sítios diferentes, consegue-se perceber que a Fé e a vontade de dizer SIM é comum a todos. Um percurso que só fez sentido caminhado em Comunidade.

(inf: Equipa do COV – Comité Organizador Vicarial de Gaia Sul)