Escultor José Rodrigues na Universidade do Porto

Uma exposição intitulada José Rodrigues, o Guardador do Sol, promovida pela Universidade do Porto, constitui uma viagem de 30 anos pela vida e obra do artista e antigo estudante e docente da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), precursora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) é proposta pela Reitoria da Universidade. Com destaque para o período em que esteve na guerra colonial, esta exposição retrospetiva honra a vontade de José Rodrigues em tornar a arte acessível a todos.

A exposição está disponível, gratuitamente, de 20 de outubro a 30 de dezembro, nas galerias da Casa Comum, ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, e aos sábados, das 15h às 18h.

Lembramos que José Rodrigues (1936-2016) é autor de numerosas esculturas na cidade do Porto e norte de Portugal, de que destacamos o monumento a D. António Barroso, colocado no largo 1.º de Dezembro, ao lado da igreja de Santa Clara (agora reaberta ao público), o conhecido “cubo da Ribeira”, junto ao rio Douro e do monumento ao empresário, no início da avenida Gomes da Costa.

Recorda-se também que faleceu em 21 de outubro de 2021 a esposa do escultor, também artista Deolinda Rodrigues (1944-2021), em Vila Nova de Cerveira, onde residia, no convento restaurado pelo escultor, impulsionador da Bienal internacional de Artes daquela vila.

CF