
Em nota enviada para a redação de VP, alguns paroquianos de Santa Maria da Madalena em Vila Nova de Gaia destacam o trabalho de muitos anos e profunda dedicação do padre Martins que agora será substituído pelo padre Fernando Carlos Fernandes Coutinho.
“Com a sua vinda operou-se uma enorme viragem especialmente ao nível da dinâmica de formação dos paroquianos. Assim, a sua preocupação com a formação das pessoas, quer na catequese, quer na música, quer ao nível do conhecimento teológico, foi notória” – refere a nota recordando os primeiros anos do serviço pastoral do padre António Martins naquela comunidade gaiense.
Sobre o padre Martins diz ainda a nota que “muito frequentemente o encontramos nas manhãs de quarta-feira pelas ruas da freguesia no seu percurso habitual de visita aos doentes e idosos. Aliás, o andar a pé e de autocarro é sua característica peculiar, diz mesmo que assim, encontra melhor as pessoas”.
O texto a que tivemos acesso foi lido nas últimas celebrações a que presidiu o padre Martins naquela paróquia e conclui com as palavras que aqui publicamos:
Damos graças ao Senhor
Damos graças por ser o pastor sempre disponível para as suas ovelhas.
Damos graças por mostrar à Igreja o rosto da humildade e da simplicidade.
Damos graças por nos ter enriquecido com a sua espiritualidade.
Damos graças porque com ele fomos aprendendo que a Eucaristia em cada domingo é a mesa em que todos os cristãos se devem querer sentar.
Damos graças porque, pelo seu exemplo, nos motiva a rezar e a perceber que só através da oração é que conseguimos um verdadeiro encontro com Cristo.
Damos graças por se alegrar com os servidores da paróquia e por nos fazer sentir que somos todos sacramento, sinal uns para os outros.
Damos graças por ter enriquecido e cuidado tão bem do património que nos legaram e que vamos construindo lentamente ao longo de gerações.
Damos graças porque tantas vezes o vemos comover-se connosco.
Pedimos ao Senhor que cumule o nosso amigo Padre Martins com:
O dom da alegria
O dom da saúde
O dom da sabedoria
Para continuar a sua vida de testemunho de Jesus Cristo.
RS