Santo Tirso: Encontro Diocesano de Acólitos

No dia 05 de outubro, os acólitos da Vigararia de Santo Tirso na Região Pastoral Norte reuniram para participar em mais um Encontro Diocesano de Acólitos.

Este encontro foi precedido de 3 etapas que tinham como lema “A Caminho…”.

Assim, os acólitos fizeram caminho começando por abordar no 1º tema, a Cruz. Aqui aprenderam um pouco sobre o sinal da cruz, o sinal mais santo que existe e que envolve-nos completamente, corpo e alma, pensamentos e vontade, sentidos e ações. A Cruz é a nossa glória, realização plena do serviço e do amor.

Depois seguiram para o símbolo da água recordando que esta é um elemento que limpa e purifica. Aprenderam que o Batistério, na igreja, é a fonte do rio da vida que irriga o paraíso, que multiplica os frutos e as folhas da árvore da vida. Vida que nos é dada no Batismo porque Cristo é a água viva que faz dar sempre novos frutos.

Terminaram, essa caminhada preparatória, com a 3ª etapa: a luz. Chama luminosa e ardente que é a imagem do Deus vivo. Neste tema, aprenderam de que modo a Luz influencia a arquitetura do espaço litúrgico e que esta faz que cada um seja guiado por Cristo Ressuscitado, o verdadeiro «Sol Nascente» que se levanta nas alturas para iluminar os que jazem nas trevas. Reavivaram a memória que a Vigília Pascal é o maior exemplo de como a luz está presente na liturgia.

Chegados ao dia 05/10, a caminhada proposta manteve a mesma toada das etapas trabalhadas: Cruz, Água e Luz.

Durante uma caminhada, abraçaram a Cruz e cada grupo criou uma com objetos encontrados ao longo do caminho. Com esta actividade procuraram despertar para um caminho de serviço, ajudando o mundo á volta, na presença de Jesus, Luz do mundo, desejando viver como filhos da luz, irradiando coragem e alegria.

O dia culminou com a celebração da Eucaristia, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, onde estiveram presentes todos os párocos da Vigararia e os seus diáconos permanentes.

Nesta Eucaristia, também recordaram e prestaram homenagem ao acólito Manuel de Oliveira Santos, da paróquia de Monte Córdova, pelos seus 80 anos de serviço contínuo no serviço do altar. Com certeza será um caso raro no país e talvez caso único na diocese. Prestaram também um especial agradecimento o Pe. Luís Mateus, responsável pela liturgia nesta Vigararia e por conseguinte responsável pela Equipa Vicarial de Acólitos.

A celebração foi animada pelo Coro Vicarial de Jovens – Santo Tirso, e lembrou-se que a música não é apenas um enfeite, mas algo que torna a beleza da liturgia ainda mais bela.

Por fim, agradeceram a todos os acólitos presentes e de toda a Vigararia recordando que o seu serviço é indispensável junto do altar. Por isso, desejaram a continuação de um caminho tendo sempre presente que pelo batismo somos unidos a cristo cruxificado e ressuscitado que é Luz do mundo.

(inf: Equipa Vicarial de Acólitos de Santo Tirso)