Autárquicas:  Partido Socialista desce e sobem os partidos à sua direita

Socialistas venceram as eleições, mas perderam importantes autarquias como Lisboa e Coimbra que foram ganhas por coligações de PSD, CDS e outros partidos. No Porto Rui Moreira garantiu a reeleição. 

Na noite eleitoral de 26 de setembro as autarquias em Portugal estão com uma cor menos rosa porque o Partido Socialista (PS) desceu o seu número de Câmaras Municipais. O partido liderado por António Costa venceu as eleições autárquicas deste domingo conquistando 147 municípios, mas o Partido Social Democrata (PSD), sozinho ou em coligação com o Centro Democrático Social (CDS) e outros partidos, ganhou 109 municípios, subindo os seus valores eleitorais autárquicos relativamente às eleições de 2013 e 2017.

Com efeito, o partido liderado por Rui Rio cresce nos centros urbanos com grande destaque para as vitórias em Lisboa e Coimbra. Também importantes as vitórias no Funchal, Portalegre e Barcelos. Em particular, na capital, a derrota do PS foi absolutamente inesperada. Todas as sondagens de opinião davam uma tranquila vitória do candidato do PS e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Mas a noite foi de Carlos Moedas que encabeçou uma coligação de partidos liderada pelo PSD e que será, assim, o novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

No Porto Rui Moreira garantiu a reeleição com  40,72% dos votos. O Movimento Independente “Rui Moreira: Aqui há Porto” venceu as eleições para a Câmara Municipal do Porto.

RS