
Decorre de 24 a 27 de novembro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a 1ª Conferência Internacional sobre o Estudo de Relíquias. A Relics 2021 é organizada pelo Centro de investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) em parceria com o Laboratório Hercules da Universidade de Évora.
Na informação disponibilizada em inglês pela organização deste evento pode-se ler que “a relíquia, como resquício físico, raro e valioso de um passado religioso perdido ou destruído, bem como de grande valor espiritual e sensorial, é um assunto vasto e complexo pela multiplicidade de perspetivas de pesquisa, conservação e valorização que suscita. Apesar da diversidade de estudos sobre relíquias e seus relicários, nacionais e internacionais, a partilha de conhecimentos sobre o assunto é escasso, focalizando principalmente questões de natureza histórica e antropológica”.
Assim, “RelicS 2021 visa fomentar estudos, projetos, estratégias e práticas artísticas interdisciplinares com base em abordagens múltiplas e multidisciplinares”. Segundo a organização esta é uma “oportunidade de reunir diferentes áreas científicas, de forma a fomentar a discussão e a partilha de conhecimentos em torno de um tema não consensual e sensível”.
RS