Bispo do Porto: Catedral é lugar da escuta da Palavra de Deus

Foto: João Lopes Cardoso

A 9 de setembro a diocese do Porto assinalou o Dia da Dedicação da Catedral numa Eucaristia presidida por D. Manuel Linda. O bispo do Porto na sua homilia destacou a “função teológica da Catedral” como “lugar do belo e do sobrenatural”. “Um verdadeiro ícone do Corpo Místico de Cristo” – afirmou.

D. Manuel Linda lembrou que a Catedral é o lugar da “cátedra do bispo como primeiro servidor do povo” sendo aí que “aprende a servir”. Sublinhou ainda que é na Catedral que “se aprofunda a fé” sendo o lugar da “escuta da Palavra de Deus” e do “testemunho”.

Para o presente e futuro, o bispo do Porto manifestou o desejo de que os muitos turistas que visitam a Catedral do Porto possam encontrar aí “interrogações” úteis para a sua vida. A este propósito, D. Manuel Linda agradeceu ao Cabido Portucalense o “zeloso contributo” no cuidado constante e diário com a Igreja Sé do Porto.

No final da celebração, o bispo do Porto assinalou e agradeceu a qualidade da animação musical da celebração feita por elementos da Coro Masculino da Igreja da Lapa dirigido por Miguel Simões.

RS