Milhares de fiéis celebraram a Virgem de La Salette

As Festas em Honra de N. Sra. de La Salette de Oliveira de Azeméis decorreram de 1 a 10 de agosto e, apesar das contingências devido à Covid-19, o programa religioso manteve-se.

A eucaristia do primeiro domingo de Agosto, em La Salette, abriu as festividades, seguida de uma Celebração Mariana no Santuário da cidade.

As Procissões das Velas (2 agosto) e do Triunfo (9 agosto) fizeram-se com o andor em viatura mas, apesar da população não poder acompanhar a Virgem, foram milhares os que saíram à rua para ver a Nossa Senhora. passar, rezar-lhe, prestar-lhe culto e atirar-lhe flores.

A Comissão de Festas de La Salette, a Comissão Litúrgica do santuário e a Comissão do Andor, juntamente com elementos da paróquia elaboraram um percurso minucioso de forma a que a Virgem passasse em praticamente todas as ruas da cidade para que todos pudessem sentir a força da fé bem perto. Para isto, contaram também com o apoio dos Bombeiros, da GNR e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Inserido no esquema das Novenas de preparação, que aconteceram na igreja paroquial com reflexões de padres missionários do seminário de Cucujães, esteve também o Dia de Reconciliação (com confissões) no Santuário, que aconteceu a 6 de agosto com a permanência de dois sacerdotes ao longo de todo o dia. O tema deste ano “Pão da misericórdia para a renovação da igreja” é efetivamente um sinal vivo e falante da doação do Senhor e de todos os que dão de si aos outros, contribuindo para esta mesma renovação.

O encerramento das Festas fez-se com uma missa solene no domingo dia 8, na igreja paroquial, presidida pelo Superior Geral da SMBN Rev.mo P. Adelino Ascenso, com uma eucaristia de Ação de Graças no feriado municipal, dia 9, no Santuário, presidida pelo Vigário de OAZ/SJM P. Álvaro Rocha e, finalmente, com a habitual eucaristia das 11.30h do dia 10 de Agosto, presidida também pelo P. Álvaro, acompanhado pelo P. José Manuel, pelo P. Pedro, pelo P. Amaro e pelo diácono João Araújo.

Este foi mais um ano em que a pandemia nos colocou a todos à prova mas, nem por isso, faltou o culto e devoção dos milhares de fiéis de N. Sra. de La Salette.

(inf: Patrícia Silva, fotos são da página do Facebook da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis)