
No mês de agosto foram conhecidas as seguintes nomeações do bispo do Porto:
9 de agosto de 2021
FAÇO SABER QUE, sendo necessário prover a assistência religiosa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lousada,
HEI POR BEM, ao abrigo do cân. 157, até decisão em contrário, confiá-la aos cuidados do Padre Paulo Sérgio Silva Godinho, que nomeio Capelão da referida Associação, em acumulação com os múnus anteriores.
17 de agosto de 2021
FAÇO SABER QUE, sendo necessário prover ao cuidado pastoral na área da liturgia diocesana, no serviço de Música Litúrgica,
HEI POR BEM reconduzir EMANUEL ADRIANO MENDONÇA LOPES PACHECO no cargo de Presidente ou Diretor do Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Departamento do Secretariado Diocesano de Liturgia, por um período de três anos.
27 de agosto de 2021
FAÇO SABER QUE, sendo necessário prover a assistência religiosa do Centro Hospitalar Pedro Hispano, Matosinhos, HEI POR BEM, ao abrigo do cânone 157, até decisão em contrário, e do cânone 682 § 1, com o assentimento do Superior Provincial da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), nomear o Padre Antonino Gomes de Sousa, CAPELÃO do referido Centro Hospitalar.
FAÇO SABER QUE, sendo necessário prover a assistência religiosa do Centro Hospitalar Pedro Hispano, Matosinhos, HEI POR BEM, ao abrigo do cânone 157, até decisão em contrário, e do cânone 682 § 1, com o assentimento do Superior Provincial da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), nomear o Padre Humberto Patrício Martins, CAPELÃO do referido Centro Hospitalar.
31 de agosto de 2021
FAÇO SABER QUE, sendo necessário constituir de novo o Conselho Presbiteral, em cumprimento do disposto nos cânones 495 § 1 e 501 § 2 do Código de Direito Canónico, HEI POR BEM determinar que se proceda à eleição dos “representantes eleitos” para o mesmo Conselho, de harmonia com o artigo 6º dos Estatutos do Conselho Presbiteral, para o que mandamos à Secretaria Geral que comunique aos Responsáveis pela convocação das Assembleias Eleitorais as listas dos Presbíteros que devem constitui-las.
A eleição deverá realizar-se até ao dia 1 de outubro de 2021, e reger-se-á pelas disposições dos artigos 8º, 10º, 11º e 12º dos Estatutos. A ata com os resultados das votações será enviada à Secretaria Geral dentro do prazo de três dias preceituado.
+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto