Monsenhor Jorge completa 70 anos de ordenação sacerdotal

Nesta quinta-feira dia 29 de julho, o Monsenhor José Pereira Soares Jorge, do alto dos seus 96 anos, celebra 70 anos de vida sacerdotal. Uma alegria à qual se junta Voz Portucalense (VP) dando graças a Deus pelo dom do testemunho do “padre Jorge” recordando a sua enorme dedicação de mais de 40 anos como pároco do Santíssimo Sacramento no Porto e o seu labor no Serviço Diocesano da Catequese durante cerca de 20 anos.

Monsenhor Jorge vive na Casa Sacerdotal do Porto, mas ainda recentemente foi notícia na VP aquando da sua entrega formal ao Seminário Maior do Porto da coleção completa da revista “Mensagem” por si fundada em 1956. Em jeito de homenagem recordamos aqui algumas frases por si proferidas em janeiro de 2013 numa entrevista à Rádio Vaticano:

“Para mim o sacerdócio e a vida são a mesma coisa: ponho a vida ao serviço do sacerdócio e o sacerdócio ao serviço da vida. E este encontro entre a vida e o sacerdócio dá-me muita alegria, satisfação e força para continuar a viver e a identificar-me cada vez mais com a tarefa a que o Senhor me chamou. Um desafio de todos os dias. Dou graças a Deus por isso.”

“Dei 20 anos ao Serviço Diocesano da Catequese e isso fez-me aprofundar muito os meus conhecimentos de teologia, de sagrada escritura e de pastoral.”

“Viver para as pessoas procurando ajudá-las na sua vida humana e cristã vendo as necessidades, não apenas materiais, mas também de ordem espiritual enriquecendo-as o mais possível com a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.”

“Visitar os doentes, acolher os noivos, presidir aos casamentos é para mim um motivo de vivência de fé e de vivência pastoral que me enriquece todos os dias.”

“Tudo se orienta no sentido de conhecer, amar e servir Jesus Cristo nosso Mestre e Senhor.”

Palavras que testemunham a vida de Monsenhor Jorge para sempre. Obrigado.

RS