Coleção da “Mensagem” entregue à Biblioteca do Seminário Maior

Na tarde de quinta feira 8 de julho de 2021, Mons. José Pereira Soares Jorge procedeu à entrega formal da sua coleção completa da revista Mensagem por ele fundada enquanto Secretário Diocesano da Educação Cristã (mais tarde tornada A Mensagem) à Biblioteca do Seminário Maior do Porto, num total de 14 volumes encadernados. O ato simbólico teve lugar no próprio espaço e enquadramento da Biblioteca, acolhido pelo seu Reitor, D. Vitorino Soares, acompanhado pelo prefeito do Seminário, P. Vasco Soeiro, e na presença doa antigos Diretores e colaboradores do Secretariado Diocesano: P. José Maria Pacheco Gonçalves, Cón. Domingos Oliveira e P. Henrique Januário, bem como de P. Joaquim Sevilha e Eng. Fernando Álvaro Pires Basto, que foi seu secretário e diretor adjunto, e da atual Diretora do Secretariado da Educação Cristã da Infância e Adolescência, Maria Isabel Oliveira.

O Reitor agradeceu o sentido deste gesto de Mons. Soares Jorge, e da sua pertinência para a formação dos seminaristas e estudantes de Teologia. Nas palavras de apresentação, Mons. Jorge afirmou: “É por graça de Deus e com muita emoção que estamos no Seminário do Porto, na sua Biblioteca, para doar a edição encadernada de “A Mensagem”, que em 1956 viu a luz do dia, em publicação mensal, destinada a ser órgão impulsionador da Catequese. A publicação nasceu do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, que o Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes instituiu em 1955, chamando-me a desempenhar as funções de Secretário Diocesano da Catequese. Era a primeira vez que surgia na Diocese tal serviço… Sentimos a necessidade de um órgão escrito que fosse ao encontro de todos os catequistas e respetivos párocos…

Lembrou depois os “múltiplas colaborações”: D. Domingos de Pinho Brandão, P. José da Costa Maia, Professores de escola públicas, o P. Joaquim Sevilha e o P. Eloy Pinho, já falecido. Lembrou também o P. José da Costa Maia e a Irmã Maria Alda Rego (“dedicada formadora de catequistas”) e o Eng. Álvaro Basto.

Lembrou também o que fora nomeado seu sucessor em 1975 e que faleceu tragicamente, P. José Cardoso do Couto, tendo assumido a direção o P. José Maria Pacheco Gonçalves desde 1975  a 1983, e depois o P. Domingos Oliveira (1983-1990), o P. Henrique Januário (1990-2001) João Ribeiro (2011-2007) e desde então a atual diretora, Maris Isabel Oliveira (“em tempos de criação do ministério de Catequista pelo papa Francisco”).

 

Atualmente a revista tem sido publicada em formato apenas digital, mas Isabel Oliveira afirma que será igualmente impressa para a continuidade da sua presença em forma de volume encadernado. “Deixamos ao Seminário do Porto o fruto do nosso trabalho”, concluiu Mons. Jorge. Num diálogo final foram recordados acontecimentos notáveis da iniciativa do Secretariado, designadamente um grande Congresso no Palácio de Cristal e muitos encontros em vários locais da Diocese. Foi lida um poema de Alda Rego:

Poema

Acordei pela manhã e vi que a chuva caía

Abria a minha janela, ornada de poesia.

Era como música suave, uma linda melodia

Que me inundava de paz e de sentida alegria!”

 

Descobri então surpresa que quando na água caíam

Formavam círculos concêntricos que ao longe se desfaziam.

Cada gotinha de água trazia em si escondida

Um raiozinho de esperança, uma semente devida.

 

Caindo tão de mansinho a terra vai penetrando

Fecundando a sementinha que da terra vai britando.

A chuva parou de repente deixando-me extasiada

Já não havia gotinha, apenas terra molhada.

 

Ela fala-me de entrega. De serviço, de comunhão.

De quem se dá totalmente de alma e coração.

Queria ser como ela, pensei de mim para mim…

Gostava de ser “gotinha”, gostava de ser assim.

Ir. Alda Maria Rego

 

Juntamente com os 14 volumes da Mensagem, foram entregues as seguintes obras, também em oferta de Mons. Jorge:

António Moiteiro  Ramos, Catecismos Portugueses. Notas de História (1988);

José Belinquete (e colaboradores), História da Catequese em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste (2011)

José Belinquete, História do Ensino da Doutrina Cristã na Escola (2017);

Diretório para a Catequese. Do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (2020).

CF