Viana do Castelo: Diocese promoveu vigília de oração «pela eleição de um novo bispo»

A Diocese de Viana do Castelo realizou “uma vigília de oração pela eleição de um novo bispo” para esta Igreja local, na Solenidade do Corpo de Deus, na quinta-feira 3 de junho na Capela do Seminário.

Em comunicado a Diocese do Alto Minho explica que a comunidade eclesial vai concretizar “o pedido do administrador diocesano de oração pela nomeação de um novo pastor”.

“Desde a morte de D. Anacleto Oliveira, a 18 de setembro de 2020, que a Diocese de Viana do Castelo vive em sede vacante, decorridos quase 9 meses”, contextualiza a nota de imprensa.

A “vigília de oração pela eleição de um novo bispo” na Diocese de Viana do Castelo teve a participação de leigos e sacerdotes que “fazem parte desta mesma família diocesana”.

D. Anacleto Oliveira faleceu aos 74 anos de idade, na sequência de um despiste de automóvel, na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no dia 18 de setembro de 2020; o bispo de Viana do Castelo era o único ocupante da viatura.

Desde esse dia, monsenhor Sebastião Pires Ferreira, vigário-geral da Diocese de Viana do Castelo, assumiu as funções de administrador diocesano, por decisão do Colégio de Consultores da diocese do Alto Minho, “em conformidade com as normas do Código de Direito Canónico”, tendo em vista o governo interino desta Igreja local, até à nomeação de um novo bispo por parte do Papa.

(inf: Agência Ecclesia)