
Solenidade do Corpo de Deus na Catedral do Porto.
Na tarde do Dia do Corpo de Deus, 3 de junho, decorreu na Catedral do Porto a oração de Vésperas e a Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. Presidiu D. Manuel Linda, bispo do Porto.
Tradicionalmente este seria um ato púbico que teria início na Igreja da Santíssima Trindade e que iria até à Sé do Porto. É a Procissão do Corpo de Deus que congrega sempre milhares de fiéis no centro da cidade, mas que a pandemia de covid-19 em 2020 e 2021 impediu de ser realizada nas ruas do Porto. Este ano a Catedral do Porto acolheu as celebrações em pleno respeito pelas normas de segurança sanitária.
Recordemos que a Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.
Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus.
RS