Bispo do Porto: “Onde está o Senhor não há medo”

Foto: João Lopes Cardoso

No final do “Mês de Maria” na Catedral do Porto, D. Manuel Linda consagrou a diocese a Nossa Senhora e afirmou que neste tempo de pandemia já se vê “luz ao fundo do túnel”. 

Na segunda-feira dia 31 de maio, o bispo do Porto presidiu a um momento de oração especial no final do “mês mariano”. Com a recitação do Terço na Catedral do Porto foi assinalada a conclusão do mês dedicado a Maria, Mãe de Jesus.

Tradicionalmente neste dia as paróquias da cidade do Porto organizam a Procissão da Luz com o andor de Nossa Senhora. Uma iniciativa que teve a sua primeira edição no ano 2010. No ano passado, já em tempo de pandemia, foi promovida uma procissão diferente na qual a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, rumou pelas ruas e avenidas da cidade do Porto transportada num automóvel. Este ano a prudência, perante o estado atual da pandemia, aconselhou a uma celebração na Sé do Porto.

Numa breve alocução após a oração do Terço, D. Manuel Linda agradeceu a presença de todos e assinalou que neste tempo de pandemia já se vê “luz ao fundo do túnel”. Frisou que os participantes naquele momento de oração representavam a diocese a quem o bispo se dirigia: “Aqui está toda a diocese” – afirmou. “Rezamos por toda a diocese” – acrescentou.

O bispo do Porto sublinhou a sua vontade de que haja expressão pública da fé dizendo que “o Senhor tem que estar aqui e lá fora. Em especial nesta época”. “Não podemos aferrolhar Deus nas Igrejas” – disse D. Manuel Linda. E concluiu declarando que “onde está o Senhor não há medo”.

No final, junto à Imagem de Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade do Porto, o bispo do Porto e os bispos auxiliares fizeram uma oração de Consagração da Diocese a Nossa Senhora.

RS