
O bispo do Porto publica nomeações para o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa.
O amor que caracteriza a vida cristã tanto se exprime na caridade tu-a-tu como nas instituições que cuidam dos frágeis, atendem os pobres e integram os marginalizados. Impulsiona, também, a transformação das estruturas da sociedade, quer pela sua contínua humanização, quer promovendo a dignidade de cada um e a justiça de todos.
Nesta Diocese do Porto, inúmeros fiéis fazem da caridade um núcleo indissociável da sua fé e dão corpo às diversas expressões nas quais se manifesta a misericórdia de Jesus para com as situações em que a vida está ameaçada. Importa o seu incentivo e coordenação para melhorar e rentabilizar o notável esforço de suprir as carências, minimizar os sofrimentos dos mais fracos e contribuir para a construção de um mundo melhor e mais solidário.
Por este motivo, para coordenação da dimensão sócio-caritativa diocesana e para apoio às estruturas assistenciais, mormente para análise da realidade, aconselhamento e outra ajuda técnica, consultadoria e partilha de informação,
HEI POR BEM reestruturar o SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL SÓCIO-CARITATIVA e nomear, em regime experimental, pelo prazo de três anos, a seguinte Direção:
Pe. Manuel Fernando Soares da Silva (Presidente)
Drª Maria José Miranda
Dr. Vítor Gonçalo
Drª Elisa Costa
Dr. Manuel António Moreira Teixeira
Dada no Porto e Paço Episcopal, aos 28 de maio de 2021
+ D. Manuel Linda, Bispo do Porto