
No interior das nossas igrejas, o cumprimento exemplar das normas sanitárias tem permitido o exercício do culto com toda a segurança, como é reconhecido por todos. Porém, em eventuais procissões e outras aglomerações multitudinárias já não disporíamos da mesma capacidade de organização, especialmente no que diz respeito à distância física entre participantes.
Por esta razão, não havendo condições, este ano, anula-se a tradicional procissão de encerramento do «Mês de Maria» que se costuma realizar na baixa da nossa cidade do Porto. Em contrapartida, no dia 31 de maio, às 21h30, na Catedral, com os Bispos Auxiliares e o Seminário, presidirei à recitação do terço e a uma oração mariana.
De igual modo, suspende-se a procissão do Corpo de Deus. Por esse motivo, na quinta feira, dia 3 de junho, às 11 horas, haverá pontifical na Sé e, às 17 horas, também na Sé, celebração solene de Vésperas e bênção do Santíssimo Sacramento.
Convido todos os fiéis à participação nestas celebrações, sempre tão acarinhadas, até ao limite da capacidade da nossa Sé.
+ Manuel, Bispo do Porto