Bispo de Setúbal anunciou sínodo diocesano para 2025

«Caminhar, convergir, construir e anunciar juntos» é o objetivo do caminho sinodal até ao ano em que a diocese assinala 50 anos de criação, disse D. José Ornelas.

O bispo de Setúbal proclamou no Domingo de Pentecostes um “Caminho Sinodal da Igreja Diocesana” para preparar o primeiro Sínodo da Diocese, em 2025, ano em que celebra 50 anos de criação.

“Hoje, na Igreja de Santa Maria da Graça, Sé da nossa Diocese, na Solenidade do Pentecostes, na qual celebramos a efusão do Espírito Santo que marca o início da Igreja, em Jerusalém, proclamo um Caminho Sinodal da Igreja Diocesana de Setúbal, que deve concluir-se com a celebração do Primeiro Sínodo Diocesano, em 2025, no Cinquentenário da criação da Diocese”, afirmou D. José Ornelas.

“Na tradição da Igreja, este convergir e caminhar juntos diz-se com uma palavra importante, que vamos ouvir, interiorizar e viver: ‘Sínodo’ – ‘syn-odós’ – ‘juntos em caminho’. É esta Palavra que vai marcar o nosso peregrinar até ao cinquentenário, em 2025”, afirmou.

O bispo de Setúbal propôs uma “atitude de alegria e gratidão” para percorrer o caminho de preparação para celebrar o primeiro cinquentenário da diocese, sublinhando que é uma Igreja “habituada a caminhar”.

O caminho sinodal representa uma “tomada de consciência” da história de Setúbal e “há de ser sobretudo um caminho de renovação”, considera D. José Ornelas, lembrando que é um percurso “de cada membro” da Diocese de Setúbal, onde todos são “convocados e necessários”.

(inf: Agência Ecclesia)