
Acolheu, dia 14 de maio, a bonita igreja paroquial de Matosinhos a sessão de Abertura da Novena do Bom Jesus de Matosinhos, assinalando o início da Festa do ‘Senhor de Matosinhos’. Marcaram presença os Mesários da Santa Casa da Misericórdia, os paroquianos e devotos do Bom Jesus.
Durante a sessão foi apresentado o livro «9 Passos de Amor», com meditações e orações do Pe. Emanuel Brandão, pároco de Matosinhos, numa leitura dos painéis do retábulo barroco da Capela-Mor da igreja paroquial de Matosinhos. Compõem este livro, editado pelas Edições Paulinas, para além dos textos de meditação, as noves belas imagens dos passos de Cristo até á Cruz. A partir da figuração «rosto» na sua amplitude polissémica e da temática do olhar são percorridos os nove passos da caminhada de Cristo até à Cruz. Na sua caminhada para a Cruz, os olhos do Divino Mestre vão interpelando várias personagens exigindo seguimento e despojamento de si. Uns deixam-se interpelar e passam o limiar do Mistério, outros recusam e permanecem na tristeza do finito e na verdade curva. A partir do seu mundo o autor dialogou com as nove extraordinariamente belas obras de arte. Ler uma obra de arte é deixar a obra falar. Mas «ali continuam elas para que outros também as leiam», enfatizou o padre Emanuel.
Após uma pequena explicitação do Pe. Emanuel Brandão, tomando um tom celebrativo, foram apresentados três dos nove passos do livro, conjugados com a interpretação de duas obras musicais no órgão histórico, pelo organista Prof. Igor Reina – uma Fantasia de Johann Pachelbel (1653-1706) e uma Toccata de Carlos Seixas (1704-1742) – e com a interpretação de outras peças musicais pelo Coro Paroquial de Matosinhos, sob a direção do Prof. Joaquim Marçal.
(inf. Ricardo Reina)