No próximo dia 23 neste mês de maio continua a atividade mensal de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 nas dioceses de Portugal. No Porto o desafio desta vez pretende encher as paróquias de flores e de luz.
Aproveitando o facto de dia 23 ser Domingo de Pentecostes, o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude propõe que em cada paróquia seja feito um tapete de flores na entrada da igreja e no final da Eucaristia serem entregues velas com a luz do Círio Pascal.
“Faz um tapete de flores do logo da JMJ Lisboa 2023 ( ou qualquer outro material que gostes ou tenhas à mão… ou que a tua imaginação indicar… ) à porta da Igreja da tua Paróquia ( ou em vários locais que aches adequados, ou mais visíveis da tua comunidade ), de modo a que toda a comunidade veja, na primeira hora da manhã/à entrada da primeira Eucaristia” – indica o comunicado do SDPJ.
Os jovens das paróquias e comunidades são convidados a fotografarem o seu tapete de flores e a partilhar esse mesmo registo de imagem nas redes sociais. Podem fazer em hashtag #floreseluznocaminho identificando o SDPJ da diocese do Porto. Também podem ser feitas partilhas por Messenger ou email.
Entretanto, o desafio não é só de flores, mas também de luz:
“No final da Eucaristia, ou das Eucaristias de domingo, da tua comunidade/ paróquia, oferece Luz para o caminho. Distribui velas com o logo da JMJ Lisboa 2023, acesas no cirio Pascal, para recordar esta luz que imana de Jesus Ressuscitado nos ilumina a cada dia, ilumina o nosso caminho até à JMJ e iluminará sempre a nossa vida” – pode-se ler na nota enviada aos jovens pelo SDPJ.
No anúncio desta atividade o SDPJ recorda a todos a obrigatoriedade das medidas de segurança sanitária em vigor devido à pandemia de covid-19.
RS