Em Sessão Solene na Câmara Municipal do Porto
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, entregou as chaves da cidade do Porto ao presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“A partir deste dia, têm as chaves de nossa casa. Mais do que isso, passam a ser cidadãos portuenses” – disse o autarca portuense na sessão solene de boas-vindas aos altos representantes da União Europeia, que decorreu na sexta-feira dia 7 de maio, primeiro dia da Cimeira Social.
Rui Moreira no seu discurso não deixou de salientar o “contributo solidário da União Europeia” nos 35 anos de integração europeia do Porto e de Portugal.
“O Porto – cidade da liberdade – reconhece com apreço o enorme contributo solidário da União Europeia ao longo dos últimos 35 anos. O nosso país e a nossa cidade mudaram de forma radical e positivamente” – disse o autarca.
Numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira dirigiu um especial agradecimento ao primeiro-ministro português, António Costa pela opção de realizar no Porto a Cimeira Social Europeia bem como o Conselho Europeu informal e a Cimeira União Europeia-Índia.
“Estamos muito honrados com a presença dos mais altos representantes da União Europeia, hoje, no Porto e na nossa Câmara Municipal. Esta é uma visita com muito significado” – declarou Rui Moreira.
RS