Porto acolhe Cimeira Social da União Europeia a 7 e 8 de maio

Foto: Rui Saraiva

O Porto será o anfitrião a 7 e 8 de maio daquele que é considerado o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: a Cimeira Social. Os Estados-membros são chamados a aprovar um programa com medidas concretas para executar o Pilar Social Europeu.

A cimeira será organizada em torno de dois eventos: no dia 7 está agendada a Conferência de Alto Nível, a decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto; e no dia 8, sábado, a Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo que terá lugar no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Logo pela manhã do dia 7, sexta-feira, está também prevista uma sessão solene de boas-vindas a decorrer no Salão Nobre da Câmara do Porto. O presidente da Câmara, Rui Moreira, vai entregar as Chaves da cidade aos mais Altos Representantes da União Europeia: o presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli; o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Na Cimeira Social do Porto vai estar em debate Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, que propõe um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu: taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia; pelo menos 60% dos adultos devem participar, anualmente, em formação; redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.

Portugal exerce até 30 de junho a presidência do Conselho da UE, seguindo-se a Eslovénia.

Biblioteca Almeida Garrett e Jardins do Palácio de Cristal encerrados ao público

Devido aos eventos no âmbito da Cimeira Social, durante toda a semana, de 3 a 9 de maio, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett estará encerrada ao público, assim como será vedado o acesso geral aos Jardins do Palácio de Cristal, para montagem e desmontagem das estruturas de apoio ao evento.

Trânsito sujeito a condicionamentos e locais de deposição de resíduos alterados

Por motivos de segurança serão implementadas restrições de estacionamento e de circulação viária a partir das 00 horas de quinta-feira, dia, 6 e até às 20 horas do dia 8. O Parque da Alfândega estará encerrado e haverá proibição de estacionamento na via pública na zona de Miragaia. A zona envolvente do Palácio de Cristal também sofrerá alterações à normal circulação viária, com corte total de via no eixo Praça da Galiza – Rua Alberto Aires Gouveia, entre as 7 e as 18 horas de sábado, dia 8.

O trânsito de veículos de emergência e socorro, acesso a serviços de urgência e moradores (garagens) será garantido de acordo com as instruções da Polícia de Segurança Pública.

Por questões de segurança, será, também, necessário deslocar e encerrar alguns equipamentos de recolha de resíduos nas zonas envolventes aos dois locais onde decorre a Cimeira Social, nomeadamente Alfândega do Porto e Palácio de Cristal.

(inf: portal de notícias do Porto)