Covid-19: Alemanha, França e Itália ainda com dados preocupantes

Foto: Nicola Fossella /ESA

Nesta semana as informações sobre a pandemia de covid-19 na Europa continuam em zona crítica. A Alemanha acaba de ultrapassar os 3 milhões de casos desde o início da pandemia e mantêm um número de casos diários preocupante. Segundo noticia a Agência Lusa, a Chanceler, Angela Merkel, fez uma intervenção no passado fim-de- semana, numa reunião dos deputados do seu partido, pronunciando-se “a favor de uma forma rigorosa de confinamento nacional por um período relativamente curto” juntando algumas novas restrições àquelas que já estão em vigor no país.

Por sua vez, a França registou no domingo dia 11 de abril “34.895 novos casos de covid-19 e 178 mortes em hospitais, aumentando para 98.750 o número de óbitos no país, segundo dados oficiais”, citados pela Lusa. O país encontra-se atualmente sob um regime suave de confinamento que “deverá ser prolongado pelo menos até ao final de abril, para permitir que o desconfinamento possa começar a ser feito com mais garantias”. “De acordo com a Direção-Geral da Saúde francesa, 10.809.209 pessoas receberam já a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 3.721.019 receberam as duas injeções” – informa ainda a Lusa.

Entretanto, em Itália, o Ministério da Saúde confirmou no domingo dia 11 de abril “15.746 novas infeções pelo novo coronavírus e 331 mortes”. “O aumento está em linha com os dados confirmados nos últimos dias, nos quais a curva da pandemia está a achatar”. Há, portanto, uma tendência de descida estando em diminuição a pressão nos hospitais que têm agora 3585 pacientes nos cuidados intensivos. “A campanha de vacinação prossegue, entretanto, com especial atenção para os idosos com mais de 80 anos, a quem o Governo tem dado prioridade” – informa a Lusa. A Itália está ainda sob um regime de confinamento diferenciado pelas regiões e em todo o país já foram vacinadas mais de 3 milhões de pessoas.

RS com Lusa