
Foi inaugurada no sábado dia 10 de abril e está patente até 31 de dezembro a exposição “Arte in Excelsis” que apresenta património artístico e religioso do concelho de Valongo. Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo e ainda o Santuário Diocesano de Santa Rita e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto expõem o seu património numa iniciativa da Câmara Municipal de Valongo.
Na abertura oficial da exposição, no Museu Municipal de Valongo, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro e o bispo do Porto, D. Manuel Linda. Nas palavras proferidas na ocasião, segundo nota de imprensa enviada à redação de VP, o autarca de Valongo destacou a “invulgar riqueza” do “património religioso” de Valongo e o facto desta exposição ser um autêntico “instrumento de conhecimento”. Por sua o bispo do Porto salientou a vertente popular da arte sacra: “É a arte para o povo e cujo mecenas/proprietário é o povo. E isso diz tudo” – afirmou D. Manuel Linda.
Esta exposição apresenta “um legado material que vai do séc. XIV ao séc. XX, além de um conjunto de peças de arte sacra, objetos litúrgicos e paramentos”. Ao longo do percurso desta mostra “destacam-se pinturas com animação multimédia, painéis luz com fotografias inéditas e uma projeção de vídeo sobre o património construído” – refere a Câmara Municipal de Valongo.
A exposição Arte in Excelsis poderá ser visitada até 31 de dezembro, no Museu Municipal Valongo, sendo obrigatória a marcação através do telefone 222 402 033 ou do email dct@cm-valongo.pt. A entrada é gratuita, com horários e número de visitantes condicionados às normas impostas pela Direção Geral da Saúde, em vigor.
Paralelamente à exposição “Arte in Excelsis”, o Município de Valongo instalou no eixo histórico da cidade três esculturas da autoria de Jorge Curval, alusivas a três momentos dos “Santos Passos da Paixão da Cristo”, recuperando assim uma tradição secular do concelho.
As peças podem ser visitadas nos seguintes locais:
Passo Segundo – “A Queda”, na Rua do Sol, junto à Praça Machado dos Santos
Passo Quinto – “Verónica”, na Rua de S. Mamede, junto ao Museu Municipal
Passo Sexto – “Filhas de Jerusalém”, na Rua de Sousa Paupério.
RS