D. Pio Alves convida à leitura e reflexão do Evangelho em família

A última reflexão quaresmal proposta pela diocese do Porto foi apresentada pelo bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves, na sexta-feira, 26 de março. Centrou a sua comunicação em transmissão online na liturgia de Domingo de Ramos e na Entrada Solene de Jesus em Jerusalém.

Por Rui Saraiva

D. Pio Alves propôs duas pistas concretas: a importância de viver intensamente a Celebração de Ramos, se possível, em comunidade, obviamente, tendo sempre em conta as normas de segurança sanitária. E uma outra pista, que é a de ler e refletir o Evangelho em família, especificamente, sobre a Paixão de Jesus.

Quanto à primeira pista, o bispo auxiliar do Porto assinalou a possibilidade de recorrer a ramos já benzidos nas paróquias para evitar ajuntamentos nas assembleias litúrgicas. Ramos que, segundo D. Pio Alves, podem ser levados para casa e colocados num local visível, junto a uma janela ou na porta da entrada de casa, como sinal público de ligação à comunidade cristã.

A segunda pista apresentada consubstancia-se na leitura e proclamação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma leitura em método familiar assumindo a forma de narração proposta pela liturgia dominical. D. Pio Alves propôs mesmo a utilização do Missal Popular. Este ano com o Evangelho de S. Marcos. Após a leitura, cada membro da família deve refletir em silêncio assumindo uma das personagens do texto sagrado. O bispo auxiliar do Porto propôs mesmo o nome de Judas como um personagem através do qual tenhamos muito para refletir. Por esse motivo leu um texto do Venerável São Beda.

D. Pio Alves lançou algumas interrogações para reflexão centrando-se na figura de Judas: Hoje por quanto é que vendemos Jesus? Quanto valem as nossas mentiras?

O bispo auxiliar do Porto concluiu a sua apresentação sublinhando a palavra fidelidade afirmando que Deus é fiel até à morte de Cruz.