
A importância da comunicação aumentou num ano marcado pela pandemia. Em 2020 a presença digital do jornal da diocese do Porto com o site Voz Portucalense superou 1 milhão de páginas visitadas com o número 1.019.032. Teve 129.490 visitantes que registaram 228.220 visitas.
Por Rui Saraiva
Voz Portucalense é a marca da informação diocesana do Porto. Recolheu em suas mãos o percurso do jornal “A Voz do Pastor” que tinha sido criado em 13 de fevereiro de 1921 e assumiu a 3 de janeiro de 1970 um novo rumo.
Com o regresso do exílio de D. António Ferreira Gomes, em 1969, foi iniciada uma renovação do semanário diocesano para que o jornal então rebatizado como Voz Portucalense fosse uma “voz autêntica da Igreja portucalense” numa Igreja pós-conciliar, em diálogo com a sociedade e a cultura.
Por isso, neste ano de 2021 celebra-se o centenário do semanário diocesano do Porto efeméride que até já teve reconhecimento nacional com a atribuição a título honorífico do Prémio de jornalismo D. Manuel Falcão pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
Um processo de renovação dos conteúdos
Em setembro de 2017, Voz Portucalense iniciou um processo de renovação dos seus conteúdos. Uma mudança estratégica e não apenas uma simples atualização formal.
Assumindo a necessidade de estar presente com qualidade no ambiente digital, o jornal da diocese do Porto passou a ter uma presença consistente na web fazendo evoluir em 2018 o anterior site para um verdadeiro espaço de notícias em www.vozportucalense.pt.
A marca Voz Portucalense passou, assim, a ser uma companhia diária, produzindo notícias sempre atenta à atualidade e disponível para os leitores a cada momento. Apresenta notícias sobre a Diocese, o Vaticano, a vida Eclesial, a Cultura, a Sociedade e a Liturgia. Tem também um espaço de Opinião.
No formato papel foi iniciada uma nova linha gráfica, com especial relevo para a imagem. Alicerçada na sua inspiração cristã, Voz Portucalense assume a missão de informar produzindo notícias com o objetivo de promover uma leitura católica dos acontecimentos.
Números de um desempenho
De todo este processo de renovação dos conteúdos de Voz Portucalense são expressão concreta e mensurável os números revelados pela análise estatística do site vozportucalense.pt. Dados que revelam o desempenho de interação do site com os seus leitores assinalando que a importância da comunicação aumentou num ano marcado pela pandemia.
Em 2020 a presença digital do jornal da diocese do Porto com o site Voz Portucalense superou 1 milhão de páginas visitadas com o número 1.019.032. Teve 129.490 visitantes que registaram 228.220 visitas.
Recordemos que no ano 2019 a mesma análise estatística revelava um número acumulado de mais de 207 mil visitas e 869 mil páginas visitadas em mais de 120 mil visitantes.
Todos estes dados indicam que desde 2018 o espaço Voz Portucalense no ambiente digital continua a crescer chegando a novos leitores e revelando uma progressiva consolidação da marca na web.
Para este desempenho de crescimento o site Voz Portucalense tem beneficiado do facto da diocese do Porto estar presente nas redes sociais desde 2010. A conta de Facebook da diocese foi criada em junho desse ano e a presença no Instagram em 2015. Esta última tem mais de 2700 seguidores. Voz Portucalense está presente também nas redes sociais com contas no Twitter e no Facebook.
Na web oportunidades e perigos
A propósito da internet e das redes sociais assinalemos o que o Papa Francisco refere na sua Mensagem para o LV Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Santo Padre aponta que a web “pode multiplicar a capacidade de relato e partilha” apontando que com a internet há “muitos mais olhos abertos sobre o mundo”.
“A tecnologia digital dá-nos a possibilidade duma informação em primeira mão e rápida, por vezes muito útil; pensemos nas emergências em que as primeiras notícias e mesmo as primeiras informações de serviço às populações viajam precisamente na web. É um instrumento formidável, que nos responsabiliza a todos” – assinala Francisco.
O Santo Padre lembra que “potencialmente, todos podemos tornar-nos testemunhas de acontecimentos que de contrário seriam negligenciados pelos meios de comunicação tradicionais”. Ressalta que “graças à rede, temos a possibilidade de contar o que vemos, o que acontece diante dos nossos olhos, de partilhar testemunhos”.
Mas, existem também perigos e riscos – assinala o Papa – como o de uma “comunicação social não verificável”. As imagens podem ser manipuláveis sendo necessária “uma maior capacidade de discernimento” e “um sentido de responsabilidade mais maduro, seja quando se difundem seja quando se recebem conteúdos”.
“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade” – escreve Francisco.