Bragança-Miranda: 6.º aniversário do Centro de Conservação e Restauro

O Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda (CCR-DBM) assinalou, na quarta-feira, 10 de março, o seu 6.º aniversário.

Situado na vila de Sendim, em Miranda do Douro, o Centro conta com uma equipa de técnicos especializados que detêm formação académica exigida e experiência profissional na área, focando-se nas áreas de talha dourada e policromada, escultura em madeira policromada, pintura de cavalete e sobre tábua, pintura mural, azulejaria, entre outras.

Atualmente, a equipa do CCR-DBM encontra-se a intervencionar um retábulo barroco, espólio da Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, paróquia de Sendim da Serra, Unidade Pastoral S. Bartolomeu dos Mártires, em Alfândega da Fé. Trata-se de um retábulo do século XVIII em talha dourada, com incalculável valor histórico-artístico.

A intervenção «iniciou-se pela desmontagem, dada a elevada degradação da estrutura do retábulo e será levada a cabo nas instalações do centro, até finalizar com a montagem. Serão realizados tratamentos de suporte, como limpeza mecânica, imunização e consolidação, revisão da estrutura, preenchimentos de lacunas e reconstituições volumétricas, e tratamentos da camada de policromia e dourada, como limpeza por meio de solventes, preenchimentos da camada de preparação e reintegração cromática. Esta obra tem prazo estimado de três meses, sendo realizada por quatro técnicos», salienta Joana Catarina Afonso, diretora do CCR-DBM.

(Bruno Rodrigues, Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda)