
A revista “Mensagem” começou a publicar-se no ano de 1956, por iniciativa do então Secretário Diocesano da Catequese, e o Padre José Pereira Soares Jorge, que, por nomeação do Bispo D. António Ferreira Gomes, assumiu a missão em outubro de 1956. Nas “palavras de apresentação” do primeiro número afirma que “aos catequistas especialmente se dedica”; e no n.º 2, o Bispo D. António escreve; “Fiéis dispensadores dos mistérios de Deus, os catequistas terão de ser… escrínio e tesouro dons do Espírito Santo”, criadores do “humanismo cristão”, do “homem novo e total”.
O agora Monsenhor Soares Jorge, aos 96 anos da sua vida, que teve o cuidado de reunir e encadernar toda a coleção desde essa data até ao presente, oferece a coleção completa ao Seminário Maior do Porto, para estar disponível para quem a quiser consultar, incluindo a finalidade da formação catequética dos seus estudantes.
O Secretariado Diocesano teve sucessivos responsáveis, que seguiram até ao presente a continuidade do projeto inicial de Mons. Soares Jorge, como forma de estabelecer contacto criativo e orientação prática para os grupos de catequistas e formadores das paróquias da Diocese, para além da elaboração dos seus Cursos de Formação.
Atualmente o antigo Secretariado da Catequese designa-se Secretário Diocesano da Educação Cristã da Infância e Adolescência, é sua Diretora Maria Isabel Azevedo de Oliveira. O Secretariado continua a publicar a revista “Mensagem”, procurando prestar apoio, reflexão e orientação para o trabalho dos catequistas das paróquias da Diocese.
“Mensagem”, que passou a chamar-se “A Mensagem”, chegou ao seu ano LXIV (desde 1956) e ao número 436 (set/dez. de 2020). Inicialmente publicava-se com caráter mensal, depois bimestral e nos últimos tempos com 4 números por ano. Foram Diretores da “Mensagem” (também Diretores do Secretariado): P. José Pereira Soares Jorge, P. José Maria Pacheco Gonçalves, P. Domingos da Costa Monteiro Oliveira, P. Henrique Manuel Caldas Januário, P. João Manuel de Oliveira Ribeiro, e atualmente Maria Isabel Azevedo de Oliveira. Atualmente a “Mensagem” é disponibilizada em formato digital.
Assim, a oferta da coleção completa da revista “Mensagem”, para estar guardada e disponível na Biblioteca do Seminário da Sé, constitui um material de grande utilidade para conhecimento do percurso formativo realizado pelo Secretariado da Catequese e dos seus orientadores e membros, e das atividades formativas realizadas (cursos, ações de formação, iniciativas pastorais, mensagens episcopais e papais, entre outras).
Este “pequeno mensário”, como dizia a apresentação o Bispo Auxiliar D. Florentino de Andrade e Silva, continuou assim, no dizer de Mons. Jorge, “até ao número 197, sob a minha responsabilidade”, mas manteve a publicação com os seguintes diretores do Secretariado. Na abertura do número 2, escrevia o Bispo António Ferreira Gomes: “Fiéis e prudentes dispensadores dos mistérios de Deus”, oc catequistas terão de ser “escrínio e tesouro dos sete dons do Espírito Santo”.
Mons. Soares Jorge destaca a colaboração, ao longo da sua direção, da D. Domingos Brandão, e dos Padres José ca Costa Maia, Joaquim Sevilha, Eloy Pinho, dos professores do Seminário Godinho de Lima, Ângelo Alves, Armindo Lopes Coelho, Raimundo de Castro Meireles, Serafim Ferreira e Silva e João Miranda.
Oferta que merece reconhecimento e que manifesta a visão pastoral e de futuro de Mons. Soares Jorge, que após o seu tempo de missão como Secretário da Catequese, desde os anos iniciais do episcopado de D. António Ferreira Gomes, foi pároco do Santíssimo Sacramento, na cidade do Porto, cargo que desempenhou até 2018, e onde celebrou os seus 60 anos de ordenação em 2011. Nascido a 2 de fevereiro de 1925, em Arada, Ovar, acaba de completar 96 anos de idade, sendo o mais antigo sacerdote vivo da Diocese do Porto. Voz Portucalense apresenta a Mons. Soares Jorge as sua saudações e votos de continuação de uma vida feliz.
NOTA – A história do Secretariado da Catequese do Porto pode ser consultada em www.catequesedoporto.com/images/PDF/Historia.
CF