“24 horas para o Senhor”: online da Igreja do Seminário

Foto: João Lopes Cardoso

Bispo do Porto preside às Eucaristias de início e encerramento. Seminaristas asseguram adoração ao Santíssimo Sacramento. A diocese do Porto transmite no facebook desde as 19 horas de 12 de março até às 19 horas de 13 de março. Vésperas de dia 13 com Te Deum pelo 8º aniversário do pontificado do Papa Francisco.

“Ele perdoa todos os teus pecados” é a frase do Salmo 23 que o Papa Francisco propõe como orientação para a realização nas dioceses do mundo da iniciativa “24 horas para o Senhor” neste ano de 2021. Em tempo de pandemia a oração faz-se ainda com mais intensidade na proximidade da comunicação.

Decorrerá entre os dias 12 e 13 de março e a diocese do Porto transmite em direto 24 horas de oração e adoração do Santíssimo Sacramento a partir da Igreja de S. Lourenço (dos Grilos), a Igreja do Seminário.  As 24 horas para o Senhor são propostas na diocese do Porto pelo Seminário Maior do Porto.

Começará no dia 12 de março, sexta-feira, pelas 19 horas com Eucaristia presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, seguida de exposição do Santíssimo e encerramento às 19 horas de dia 13 de março, sábado, com Bênção do Santíssimo e Eucaristia, também presidida por D. Manuel Linda. A adoração ao Santíssimo Sacramento será assegurada pelos seus alunos. Vésperas de dia 13 de março com Te Deum pelo 8º aniversário do pontificado do Papa Francisco.

Em mensagem divulgada na semana passada a Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização (CEMNE) afirma que a iniciativa “24 horas para o Senhor”, no contexto da pandemia, é uma oportunidade para ser vivida “pessoalmente e em família”, aprofundando a “mensagem de misericórdia”.

“As ‘24 horas para o Senhor’, este ano, até devido às restrições nas Celebrações comunitárias, pode ser uma oportunidade para aprofundar, pessoalmente e em família, a mensagem da misericórdia de Deus e a noção de pecado, a importância da Palavra de Deus e da oração na Confissão, bem como do exame de consciência e da grandeza do dom do Sacramento” –escreve a CEMNE.

A iniciativa “24 horas para o Senhor” foi instituída pela Bula do Papa Francisco Misericordiae vultus em abril de 2015. Neste documento o Santo Padre apela a que este evento seja implementado em todas as dioceses. A sua promoção está a cargo do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

RS