Alguns dos nossos boletins paroquiais

Por M. Correia Fernandes

A Voz Portucalense é um semanário diocesano. Esta função e esta missão não invalidam a presença e ação dos numerosos boletins paroquiais, muitos de excelente qualidade, pelos quais as paróquias da Diocese procuram chegar mais diretamente aos seus membros, transmitindo orientações eclesiais, diocesanas e locais.

Propomos voltar a referenciar algumas dessas publicações que nos vão chegando, e das quais muito há aprender. Queremos também realçar que as mensagens nas redes sociais de muitas paróquias e comunidades não só não invalidam como saem valorizadas com a presença da tradicional leitura em papel e ajudam a dar a esta novo valor. Aplica-se o aforismo “Scripta manent”, o que está escrito permanece e poderá tocar mais fundo os olhos e o coração.

Salientemos algumas:

Voz de Alfena

É o mensário da paróquia de Alfena, dirigido pelo pároco, Manuel Fernando Soares da Silva. O número de Dezembro de 2020, impresso em papel couché, destaca a Pastoral familiar, a mensagem do Papa sobre São José, a catequese da adolescência e o agrupamento escutista 479, bem o programa radiofónico “Confissões… à quarta”, que abordou o problema da Segurança Social e as respostas sociais à pandemia.

João Semana

O quinzenário ovarense da paróquia de S. Cristóvão de Ovar exibe o título de uma figura criada por Júlio Dinis, tendo como diretor adjunto Fernando Pinto (na continuidade do saudoso diretor, Padre Manuel Pires Bastos). Na edição de 15 de fevereiro recorda o tradicional Carnaval de Ovar, o papel da Escola Secundária, o trabalho sobre “Memória e gratidão (Entre a pandemia e a política”, que lembra os esforços que se vão fazendo, no passado e no presente, para obviar aos malefícios das pandemias, bem como a toponímia local, o confronto entre  “O retrocesso social no avanço tecnológico” e um apelo à “delicadeza no trato”. Lembra ainda o Padre Elias da Silva Rocha, recentemente falecido. Este quinzenário já centenário (fundado em 1914) mantém a sua fidelidade ao modelo original, impresso a preto e branco.

Restaurar

Mensário da paróquia de São João da Madeira, dirigido pelo Pároco, Álvaro Rocha, que assina um editorial propondo “Ver, julgar… para agir”., completado com a proposta “Dizer manos e fazer mais”. Apresenta uma campanha dos adolescentes com o tema “ao encontro dos outros, das necessidades dos outros”, propostas de oração litúrgica e familiar e uma reflexão sobre S. José, “Homem do silêncio e do sonho de Deus”. Regista também o hino para a Jornada da Juventude, “Há pressa no ar”, e um apelo á participação na paróquia.

A Voz de Leça

Jornal da paróquia de Leça da Palmeira, no número referente a janeiro/fevereiro de 2021 dá também relevo ao “ano especial” dedicado a S. José (imagem da capa). Em formato agora modernizado, realça o Crisma na paróquia, a música litúrgica, o ano da família, a entrega dos símbolos das Jornadas da Juventude, as iniciativas no ano da pandemia e da catequese, e o encontro na festa da Sagrada Família. Dedica um artigo especial à memórias dos santos pais de Santa Teresa de Lisieux, Luís e Zélia Martin, bem como ai valor de Bíblia. O pároco e diretor, Francisco Costa, insiste na valorização do tempo de confinamento: “Também esta situação pode ter o seu lado positivo”.