Faleceu o padre Carlos Alberto de Oliveira Pereira

Faleceu no dia 7 de fevereiro de 2021, na Casa Sacerdotal da Diocese do Porto, o Padre Carlos Alberto de Oliveira Pereira. Nascido a 26 de agosto de 1927, contava 93 anos. Foi ordenado a 6 de agosto de 1961, aos 34 anos de idade, sendo por isso uma vocação tardia. Era natural do Porto, na Rua da Piedade, mesmo em frente ao Seminário de Vilar.

Iniciou a sua atividade pastoral como prefeito do Seminário Maior do Porto, ainda antes da sua ordenação, e exerceu a sua missão até à sua entrada na Casa Diocesana do Porto, a partir de 2001. Acompanhou ao longo de décadas sucessivas gerações de seminaristas e de futuros padres ordenados. Desempenhou também a função de Mestre de Cerimónias nas liturgias da Catedral do Porto. Foi ainda Presidente e capelão da Obra do Apostolado do Mar Stella Maris.

Uma das missões que também assumiu foi a orientação espiritual do Movimento Oásis (Movimento Católico de Espiritualidade laical, fundado pelo Padre Virgínio Rotondi em 1950), que existe na Diocese do Porto desde 1993 e que atualmente tem a sua sede em Ermesinde e publica a revista “Crescer”.

O Movimento Oásis escreveu na sua página de facebook que “louva o Senhor pela vida do P. Carlos Pereira, que dedicou parte da sua vida à juventude no Movimento Oásis. Agradecemos o seu entusiasmo, a sua alegria e a sua entrega ao serviço da Igreja, da juventude e do movimento. A ele se deve a adesão de tantos jovens e seminaristas à espiritualidade do Serviço por Amor. Rezamos ao Senhor Jesus para que conceda a alegria da bem-aventurança, sob o olhar terno de Maria, Senhora do Sim, e confiamo-lo ao amor do Pai”.

O funeral realiza-se na Catedral do Porto no dia 9 de fevereiro pelas 11 horas e será presidido por D. Manuel Linda, Bispo do Porto.