
Sessão do Centro de Cultura Católica do Porto decorrerá online
A 9 de fevereiro, às 21 horas, tem lugar a 5ª sessão do ciclo «Todos família, todos irmãos», programado em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2020/2021. Esta sessão, é preenchida com a conferência «A urgência de uma pastoral da fragilidade e do cuidado», proferida pelo P. José Nuno Ferreira da Silva, assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde. No referido Plano Diocesano de Pastoral, refere-se a propósito do presente contexto de pandemia que «a fragilidade humaniza a nossa vida e as nossas feridas abrem-nos à possibilidade do encontro pessoal e filial com Deus Pai». Nas suas linhas programáticas ainda se acrescenta: «Em resposta à pandemia da pobreza há que valorizar ainda mais a Pastoral da Caridade, assumindo o lugar privilegiado dos pobres na comunidade e o imperativo evangélico no cuidado da fragilidade, de modo que ninguém fique para trás».
Na organização desta sessão, ao Centro de Cultura Católica e ao Diaconado Permanente da Diocese do Porto associa-se o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, por ocasião do Dia Mundial do Doente, que anualmente se celebra a 11 de fevereiro e que o Papa Francisco quis neste ano dedicar ao tema «“Um só é vosso mestre e vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8): A relação de confiança na base do cuidado dos doentes». A conferência de 9 de fevereiro antecipa e assinala a nível diocesano o referido Dia Mundial do Doente.
Esta sessão será transmitida por via digital. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt. Em tempo próximo da sessão, ser-lhes-ão enviadas as coordenadas de acesso.
O ciclo continua em maio e junho a abordar as temáticas previstas:
11 de maio – «Viventes na casa comum» (Jorge Teixeira da Cunha);
8 de junho – «Os jovens, sujeitos da ação pastoral da Igreja» (Jorge Nunes).
Mais informações: Tel. 226094639, Fax 225430773, ccc@diocese-porto.pt| ccc.diocese-porto.pt
(inf: CCC)