Covid-19: Missa na Catedral do Porto, todos os dias online (11h)

Foto. Rui Saraiva

A partir do próximo domingo, 24 de janeiro, III Domingo do Tempo Comum e Domingo da Palava de Deus, a Catedral do Porto inicia a transmissão online da Missa.

Neste período de suspensão das celebrações públicas decidido pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a Catedral do Porto transmitirá online a Missa todos os dias pelas 11 horas. A Eucaristia poderá ser acompanhada no Facebook da Catedral e também da Diocese do Porto e da Voz Portucalense.

Recordemos que devido à “extrema gravidade da situação pandémica de Covid-19 em Portugal” a CEP decidiu a “suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021”. Através de um comunicado, os bispos portugueses tomaram também a decisão de suspender “catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto”.

O texto refere ser um “imperativo moral” observar “o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação” de pandemia.

A CEP sublinha ainda que “estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital”.

Foto: João Lopes Cardoso

Informa também que “as exéquias cristãs devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de maio de 2020 e das autoridades competentes” – pode-se ler no comunicado que dedica uma palavra especial para “quantos, na linha da frente dos hospitais e em todo o sistema de saúde, continuam a lutar com extrema dedicação para salvar as vidas em risco”.

“Que Deus abençoe este inestimável testemunho de humanidade e generosidade e que eles possam contar com a solidariedade coerente e responsável de todos os cidadãos, a fim de que, com a colaboração de todos, possamos superar esta gravíssima crise e construir um mundo mais solidário, fraterno e responsável” – escrevem os bispos.

“Pedimos que, a nível individual, nas famílias e nas comunidades, se mantenha uma atitude de constante oração a Deus pelas vítimas mortais da pandemia, pedindo ao Senhor da Vida que os acolha nos seus braços misericordiosos, e manifestamos o nosso apoio fraterno aos seus familiares em luto” – conclui a nota.

RS