
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se celebra entre os dias 18 e 25 de janeiro, a Comissão Ecuménica do Porto tendo refletido sobre o novo Estado de Emergência decretado e seus efeitos, nomeadamente o dever de recolhimento domiciliário, bem como o espírito de sacrifício vivido pelo Povo de Deus, decidiu não realizar a Celebração Ecuménica do Porto, agendada para o dia 20 de janeiro na Igreja de Cedofeita na cidade do Porto. Em comunicado a Comissão aponta uma nova data para a mesma celebração: dia 22 de maio, Véspera de Pentecostes.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, tem este ano tem como tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (João 15, 5-9), existindo, para o efeito um guião com subsídios em Português, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa – Comissão Missão e Nova Evangelização e pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).
Na nota enviada à redação de Voz Portucalense a Comissão Ecuménica do Porto sublinha que na cidade do Porto “o ecumenismo tem uma história e um espaço vivo e relevante nas Igrejas com sensibilidade ecuménica, que juntas anunciam em várias iniciativas, a Boa Nova de Jesus, numa base de respeito fraterno, conhecendo as diferenças e estando unidas no essencial, porque é mais o que une – JESUS – do que aquilo que separa”.
A Comissão Ecuménica do Porto que integra as Igrejas Católica Romana, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista, Evangélica Alemã do Porto, Ortodoxa Russa, Ortodoxa de Constantinopla e a Igreja de St. James “recomenda a visualização online da Celebração Ecuménica Nacional em que se fará ação de graças pelo 50º aniversário do COPIC, no dia 23 de janeiro pelas 15h30”.
RS