CCC: “A família como Igreja doméstica”

Numa organização do Centro de Cultura Católica (CCC) a 5 de janeiro realizou-se por meios telemáticos a conferência «A família como Igreja doméstica», proferida por Emanuel Brandão de Sousa, assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e pároco de Matosinhos, no âmbito do ciclo «Todos família, todos irmãos», organizado pelo Centro de Cultura Católica. Estiveram “online” perto de 110 dispositivos informáticos, a que correspondiam uma ou mais pessoas.

A conferência tratou, numa primeira parte de cariz mais teológico, da eclesialidade da família, fazendo um percurso desde as suas raízes bíblicas e patrísticas até ao II Concílio do Vaticano e ao magistério pontifício pós-conciliar. Num segundo momento de cariz mais pastoral, a conferência abordou a participação da família na missão da Igreja, enunciando o conteúdo da participação na tríplice referência a Cristo Profeta, Sacerdote e Rei, ou seja, refletindo sobre o testemunho da Palavra em família, a oração e celebração da fé em família e a família ao serviço do reino de Deus cumprindo o mandamento do amor.

Concluída a intervenção do conferencista, proporcionaram-se ainda uns largos minutos de diálogo, a partir das perguntas e observações dos participantes.

A próxima conferência do ciclo realiza-se a 9 de fevereiro, às 21 h. O P. José Nuno, assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, tratará o tema «A urgência de uma pastoral da fragilidade e do cuidado».

CCC