Teve lugar no dia 2 de janeiro um Encontro Diocesano da Infância e Adolescência Missionária (IAM), transmitido nas plataformas digitais. Um Encontro que foi proposto por três Grupos da IAM, da Diocese do Porto: Estrelas Missionárias, Paróquia de Pinheiro da Bemposta – Oliveira de Azeméis; Sementes da Missão, Paróquia de S. Martinho da Gândara – Oliveira de Azeméis e Sementes Missionárias, Paróquia de Vilar do Paraíso – Vila Nova de Gaia, respondendo a um desfio lançado pelo Secretariado Diocesano das Missões.
Este encontro contou com vários testemunhos que falaram da importância de “semear nos corações pequeninos sementes que lá florescem e no futuro se transformarão em amor, oração e gratidão”. “Missão é estar atento ao próximo pois é nele que está o rosto de Jesus.” “É por Cristo, com Cristo e em Cristo que a missão se realiza.” “Caminhar com Jesus e Maria para que a missão seja um sucesso completo”. “A ação entusiasma, compromete e nós precisamos de jovens cristãos entusiasmados e comprometidos com a missão de Cristo, porque ser cristão é ser missionário.”
O trabalho feito por cada um destes grupos da IAM, alicerçado na Eucaristia, alimentado na Palava e no Pão, na oração, na música, no encontro e na partilha, dá continuidade ao que a catequese propõe e a IAM ajuda a concretizar em ação em favor das crianças de todos os continentes – este ano mais centrada nas crianças da Oceânia – mas sem descurar outras ajudas a quem mais perto delas tem necessidade. Pois a IAM é: – DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO – SEMPRE AMIGOS.
Participaram neste encontro famílias e os grupos do IAM. Pedro Monteiro organizou e coordenou a transmissão. Isabel Sousa é a Coordenadora da IAM Porto e o padre Alípio Germano Barbosa é o Diretor do Secretariado Diocesano das Missões do Porto.
O lema da IAM é “Crianças e Adolescentes – evangelizam crianças e adolescentes”.
Mais informações: https://www.facebook.com/missoes.porto e Missões PORTO – YouTube